Uma das siamesas de Manaus tem redução de medicamentos e pode ser extubada nos próximos dias


Segundo Hecad, as gêmeas Eliza e Yasmim, seguem em estado grave e estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As gêmeas realizaram a cirurgia de separação em 13 de maio. Uma das siamesas tem redução de medicamentos e pode ser extubada nos próximos dias, Goiás
Divulgação/Hecad
Eliza Vitória, uma das siamesas de Manaus que realizaram cirurgia de separação em Goiânia, está em processo de redução de medicamentos e pode ser extubada nos próximos dias, segundo nota do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). As gêmeas, que eram unidas pelo tórax e abdômen, seguem internadas em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Segundo Hecad, Yasmim Vitória está com alto parâmetros ventilatórios e continua com o uso de medicamentos, o que pode adiar a extubação em relação à irmã.
Em nota, o Hecad informou que as gêmeas apresentam diurese espontânea, que é quando a eliminação de urina ocorre de forma natural, e se alimentam por sonda. As gêmeas estão sob monitoramento contínuo da equipe multiprofissional, informou o hospital. Elas passaram por cirurgia para separação de urgência no dia 13 de maio, em Goiânia.
Antes da cirurgia
O Hecad informou que o ideal era esperar os três meses de vida das gêmeas para realizar a cirurgia, para elas ganharem peso e imunidade, a pele engrossar e completar o esquema vacinal.
Segundo o Hecad, antes da cirurgia de separação, Elisa estava com quadro respiratório agravado e estava respirando com ventilação mecânica, o que estava a deixando muito cansada. Ao mesmo tempo, o coração da Yasmin começou a sobrecarregar, podendo trazer consequências mais graves, informou o hospital. Assim, os médicos decidiram por antecipar a cirurgia de separação.
Siamesas de Manaus realizam cirurgia de separação de urgência por causa do quadro de saúde de uma das bebês, diz médico
Divulgação/Hecad
Entenda o caso
Gêmeas siamesas unidas pelo abdômen nascem em parto raro em maternidade pública de Manaus
Divulgação/Secom
As duas nasceram em Manaus no dia 9 de abril, com 2,4 quilos, na maternidade estadual Ana Braga, em Manaus, e o parto foi considerado pela equipe médica como um sucesso. Segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), não havia registro de um parto semelhante a esse na unidade desde a sua inauguração, há 20 anos.
Conforme divulgado pela SES-AM, a mãe das meninas é natural de Monte Alegre, no Pará, mas viajou até Manaus para receber o atendimento de emergência obstétrica neonatal.
“Ela recebeu acompanhamento multiprofissional na rede de saúde do Amazonas desde novembro do ano passado, quando iniciou o pré-natal na maternidade Nazira Daou. A unidade é especializada em pré-natal de alto risco”, pontuou o órgão.
No total, mais de 100 profissionais acompanharam o caso no Amazonas até a transferência da família para Goiás.
“A cirurgia de separação será realizada no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), unidade de média e alta complexidade de Goiânia. O corpo técnico do Hecad conta com o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, especialista no procedimento de separação de gêmeos siameses há mais de 25 anos, tempo em que já realizou 22 cirurgias dessa natureza”, destacou a SES-AM.
Leia também
ANTES DA CIRURGIA: Mãe de siamesas unidas pelo tórax e abdômen mostra viagem a Goiás para cirurgia de separação: ‘Expectativa que seja um sucesso’
Siamesas de Manaus realizam cirurgia de separação de urgência por causa do quadro de saúde de uma das bebês, diz médico
OUTRO CASO: Siamesas de São Paulo unidas pelo tórax, abdômen e bacia passam por cirurgia que tem previsão de mais de 15 horas de duração em Goiânia
Redes Sociais
A mãe das gêmeas Eliza e Yasmim, Elizandra da Costa, de 22 anos, veio para Goiânia e mostrou os detalhes da viagem nas redes sociais.
A vinda para capital goiana foi por conta de um encaminhamento para realizar o procedimento de separação das duas. As gêmeas, acompanhadas da mãe e da avó, chegaram ao Hecad na noite do dia 24 de abril e foram acompanhadas pela equipe de especialistas.
Yasmin e Eliza foram acompanhadas por uma equipe de especialistas desde a porta da unidade. Nas imagens divulgadas pelo hospital, é possível ver as duas rodeadas por médicos e enfermeiras, que analisaram de perto o caso (veja abaixo).
“O doutor Zacharias Calil as avaliou, elas passaram por novos exames, ressonância, tomografia, eletrocardiograma. E depois eles irão nos dar alguma resposta ou data provável,” publicou a mãe nas redes sociais.
Responsável pela cirurgia, o médico Calil disse em suas redes sociais que já conhecia o caso das gêmeas por fotos e vídeos. De acordo com ele, Goiás é referência nesse tipo de tratamento.
Nas redes sociais, a mãe, Elizandra, postou o momento que as duas irmãs acordaram após a cirurgia de separação e disse que a cirurgia tinha sido um sucesso.
Elizandra ainda agradeceu a equipe médica e disse ter muita gratidão a todos que estavam orando pelas minhas princesas. “Gratidão ao senhor pela cirurgia das crianças, foi um sucesso, gratidão a equipe Hecad, Dr Zacharias Calil e sua equipe pela realização da cirurgia”, disse Elizandra.
Gêmeas siamesas viajam de Manaus para realizar cirurgia de separação em Goiânia
Gêmeas siamesas são avaliadas em hospital de Goiânia
Divulgação/Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad)
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Bookmark the permalink.