Ministro Mauro Vieira presta esclarecimentos sobre asilo diplomático ao Senado; acompanhe

asilo diplomático

Ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala – Foto: Presidência do Peru/Divulgação/ND

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comparece ao Senado Federal nesta terça-feira (20) para prestar explicações sobre a concessão de asilo diplomático para a ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia Alarcón. Além disso, os parlamentares pretendem abordar a atuação do Brasil na operação de retirada de opositores venezuelanos abrigados na embaixada da Argentina em Caracas.

O requerimento de convite ao ministro foi feito pelo senador Sergio Moro (União-PR). De acordo com a solicitação, Nadine Heredia recebeu recursos ilegais para as campanhas presidenciais do seu marido, Ollanta Humala, em 2006 e 2001. Ainda no documento, o senador afirma que a sentença de Nadine afirma que os recursos vieram da empreiteira brasileira Odebrecht, que atualmente se chama Novonor.

Senador Sergio Moro é o autor do requerimento de convite ao ministro – Foto: Foto: Agência Brasil

Ministro Mauro Vieira explica asilo diplomático

A sentença citada no documento pelo senador Moro foi divulgada em 16 de abril. Horas antes do anúncio, a ex-primeira-dama do Peru pediu asilo na embaixada brasileira, em Lima, capital peruana. O governo aceitou o pedido e autorizou o transporte de Nadine Heredia e seu filho ao Brasil em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

asilo diplomático

Ollanta Humala e Nadine, que pediu asilo diplomático, estiveram no governo peruano entre 2011 e 2016 – Foto: Reprodução/ND

O custo estimado da operação de transporte da ex-primeira-dama foi de R$320 mil. De acordo com Moro, essa decisão do governo motivou críticas da imprensa peruana por conceder asilo à figura política condenada no Peru. Os parlamentares pedem explicação do ministro sobre o asilo diplomático.

Acompanhe a sessão ao vivo:

Bookmark the permalink.