2026: Aliados de Bolsonaro esperam compromisso de Tarcísio com indulto em troca de apoio do ex-presidente

Para esse grupo, condenação do ex-presidente é incontornável e a prisão domiciliar seria o melhor cenário possível. Por isso, trabalham para que ele apoie uma chapa viável, o que seria mais fácil com um compromisso público do candidato com o indulto no inquérito do golpe. Aliados de Jair Bolsonaro (PL) avaliam que o melhor cenário para 2026 é ter o ex-presidente em prisão domiciliar apoiando Tarcísio de Freitas (Republicanos) como candidato ao Palácio do Planalto.
Para esses aliados, está claro que Bolsonaro será condenado no inquérito que investiga a tentativa de golpe para mantê-lo no poder mesmo com a derrota para Lula (PT). O foco na frente jurídica, então, deve ser em conseguir o direito de o ex-presidente cumprir a prisão em casa, como acontece com Fernando Collor.
LEIA TAMBÉM: Se condenado, Bolsonaro deve usar caso Collor e pedir prisão domiciliar humanitária, defendem aliados
E um eventual perdão da pena não viria com a anistia – que é via legislativa pela qual Bolsonaro tenta se livrar de punição, e que enfrenta resistência no Congresso e carece de apoio das ruas, como mostra a queda paulatina no número de participantes dos atos de rua convocados pelo ex-presidente.
O melhor caminho, avaliam esses aliados, seria eleger alguém comprometido em indultar Bolsonaro uma vez eleito.
Por isso, o movimento nos bastidores é convencer Bolsonaro a, o mais rápido possível, desistir de lançar seu nome e construir uma chapa competitiva – mesmo que, para conseguir o apoio do clã, o candidato precise se comprometer com o indulto ao ex-presidente.
Um dos cotados para ser a alternativa a Bolsonaro, o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil), fez isso na semana passada.
“Caiado vai chegando na presidência da República e, no meu momento, vou resolver esse assunto, anistiar essa situação toda”, disse o governador de Goiás, ao Estúdio i, da GloboNews, em 14 de maio.
Agora, aliados do ex-presidente cobram de Tarcísio a mesma postura, para destravar o apoio.
Irritação de militares
Militares ouvidos pelo blog estãoo mais do que incomodados com Bolsonaro em razão de uma declaração dada pelo ex-presidente ao portal UOL.
Na ocasião, Bolsonaro disse que, num eventual novo mandato não indicaria tantos militares para o Planalto.
A fala foi vista como mais uma evidência de que Bolsonaro, que construiu toda a carreira política explorando a imagem dos militares, não carrega feridos.
Bookmark the permalink.