Águias ameaçadas de extinção são vistas em Santuário de Elefantes em MT


A espécie Urubitinga Coronata, conhecida popularmente como águia-cinzenta, está listada na categoria Em Perigo da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Duas águias ameaçadas de extinção são vistas em Santuário de Elefante em MT
Scott Blais
Duas águias-cinzentas, espécie considerada ameaçada de extinção desde 2016 pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), foram fotografadas em vida livre no Santuário dos Elefantes, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. O registro foi feito pelo diretor do recinto, Scott Blais.
Uma das águias foi resgatada em uma casa no município de Ribeirão Cascalheira e cuidada por uma bióloga, até ser levada para uma clínica especializada, onde passou por treinamento de voo antes de ser solta novamente na natureza.
Após receber alta, o animal foi destinado pela Gerência de Fauna Silvestre da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) até o santuário.
Pupy: após 56 dias, primeira elefanta africana chega ao santuário de MT
Para a analista da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e médica veterinária Danny Moraes, o registro é motivo de comemoração, já que o animal está em perigo de extinção.
🦅A espécie
Águia-cinzenta (Urubitinga Coronata)
Scott Blais
A espécie Urubitinga Coronata, conhecida popularmente como águia-cinzenta, é uma ave grande, sendo que o adulto pode chegar 85 centímetros e pesar até 3,5 kg. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o animal está listado na categoria Em Perigo.
Segundo a World Wildlife Fund (WWF), a águia-cinzenta prefere habitats abertos ou semi-florestados e se torna alvo fácil de caça, principalmente de fazendeiros.
O principal motivo de ameaça à águia-cinzenta é a alta degradação do Cerrado pelo avanço da agricultura e destruição de seus habitats originais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Bookmark the permalink.