VÍDEO: ‘Língua negra’ é registrada na praia do Olho d’Água, em São Luís; local tem forte odor de esgoto


Procurada pelo grupo Mirante, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) ainda não se manifestou sobre o caso. ‘Língua negra’ é registrada na praia do Olho d’Água, em São Luís
No início da tarde desta terça-feira (20), uma enorme “língua negra” foi registrada na praia do Olho d’Água, em São Luís.
🔎 A “língua negra” é um termo usado para exemplificar o problema do lançamento de esgoto in natura no mar. O resíduo líquido causa uma mancha escura que se estende do esgoto para a areia e o mar, formando uma espécie de “língua negra”
Segundo o jornalista da TV Mirante Adriano Soares, que fez o registro em vídeo do local, a água estava com coloração escura e forte odor de esgoto (veja as imagens acima).
‘Língua negra’ é registrada na praia do Olho d’Água, em São Luís
Adriano Soares/TV Mirante
Procurada pelo grupo Mirante, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) ainda não se manifestou sobre o caso.
Leia também:
Mancha escura surge em praias de São Luís; amostras de água passam por análise
Análise de mancha marrom vista em praias de São Luís não identificou alteração na qualidade da água, afirma Sema
Areia das praias de São Luís está poluída, apontam pesquisadores
“Língua Negra” em direção a praia preocupa banhistas no Maranhão
Esse é o segundo episódios de mancha escura na orla de São Luís em dois meses. Em março deste ano, a coloração da água do mar em alguns trechos das praias de São Marcos e do Calhau chamou a atenção e preocupou banhistas.
Na região foi vista uma mancha marrom e, além disso, a faixa de areia e a espuma do mar apresentaram tonalidades mais escuras.
Uma equipe da Sema fez a coleta de amostras da água e analisou as causas da alteração na cor. A análise laboratorial mostrou que não houve alteração na qualidade da água, no que se refere à microbiologia (presença de bactérias, fungos, protozoários, etc.).
Já uma análise feita pelo Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) mostrou que havia valores elevados de Amônia e Nitrito na água.
🔎 Amônia e Nitrito são compostos nitrogenados que ocorrem naturalmente na decomposição de matéria orgânica. Ambos são tóxicos e podem ser prejudiciais para peixes e outros animais.
Segundo o Departamento, a elevação nos valores desses compostos pode ser resultado da descarga de drenagem das bacias hidrográficas e os despejos que já acontecem normalmente.
Bookmark the permalink.