VÍDEO: veja como está a antiga Fábrica Boyes, tema de debate em Piracicaba após anúncio de condomínio no local


Imóvel voltou a ser tema de debates após o anúncio de um projeto para construção de um condomínio residencial de prédios na área histórica. Audiência discute aprovação de construção de condomínio em área de indústria de Piracicaba
Os prédios da Fábrica Boyes, em Piracicaba (SP), tem apresentado estrutura comprometida, como queda de telhados, pisos e pilastras danificados, acúmulo de lixo, mato alto e pichações. A constatação foi feit pela equipe de reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, que entrou no imóvel pela primeira vez, na manhã desta terça-feira (20). Veja vídeo acima 👆 .
📲 Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba
A fábrica centenária de tecidos teve atividades paralisadas em 1996 e fica na Avenida Beira Rio, conhecida como Rua do Porto, ponto turístico e histórico de Piracicaba.
Um projeto de construção de um shopping no local não deu certo.
Agora, o imóvel voltou a ser tema de debates após o anúncio de um projeto para construção de um condomínio residencial de prédios na área histórica (saiba mais abaixo).
Confira como está a Fábrica Boyes por dentro. 👇
Instalações da Fábrica Boyes por dentro
Projeto de condomínio
O projeto prevê a demolição de seis dos 13 prédios da área da antiga fábrica para a construção de quatro torres residenciais de aproximadamente 90 metros de altura.
A demolição foi aprovada com a maioria dos votos dos membros Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac) em uma reunião extraordinária em junho de 2023. Foram 12 votos favoráveis e apenas um voto contrário a esse projeto.
Projeto Boulevard Boyes
Reprodução/KTV
Argumentos contra
Representantes de movimento contrário à destruição dos locais para a construção das torres afirmam que a ação trará:
ameaças à biodiversidade local e a uma área de preservação permanente (APP), que inclui a descaracterização do braço do Rio Piracicaba, que passa dentro do território da Boyes.
danos à saúde e à qualidade de vida da população vizinha;
aumento dos transtornos urbanos, pois a construção de prédios residenciais pode atrair mais pessoas para o local.
A Prefeitura de Piracicaba afirmou à EPTV que o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba recebeu a solicitação para o tombamento do conjunto arquitetônico e paisagístico Boyes, composto pela antiga fábrica, a Praça Dona Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz e o Palacete Luiz de Queiroz.
E acrescentou que parte da construção já é tombada desde 2004.
Manifestantes percorrem ruas do Centro de Piracicaba em ato contra construção de empreendimento imobiliário em área da antiga fábrica ‘Boyes’
Adriano Sgrignero/@adriano_sgrignero
Argumentos a favor
Já a empresa responsável pelo projeto disse que a área do “Boulevard Boyes” terá 60% de acesso público. E também apontou como “aspectos positivos” os seguintes pontos:
revitalização e a valorização da fisionomia dos prédios históricos;
preservação, construções de novos espaços;
cubos comerciais para pequenos empreendedores (artistas e artesões) criação de torres;
residenciais totalmente sustentáveis, com arquitetura integrada com os prédios preservados e ao próprio Engenho Central.
A empresa também destacou que as torres atendem aos pré-requisitos da Prefeitura de Piracicaba no tocante à altura e sombreamento.
Audiência pública
O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) convocou uma audiência pública para ouvir diversos setores da sociedade sobre o projeto de construção de prédios privados na área da antiga Fábrica Boyes.
A audiência pública, aberta à população, ocorre nesta terça-feira (20), das 13h30 às 16h30, no Teatro Erotídes de Campos, Engenho Central – Avenida Dr. Maurice Allain, 454.
Antiga fábrica de tecido Boyes em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Bookmark the permalink.