Com alta de 22%, portos de SC movimentam quase 720 mil contêineres no 1º trimestre de 2025

Foto mostra contêineres em um dos portos de SC, em Itapoá

Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres em Santa Catarina – Foto: Roberto Zacarias/Divulgação Secom SC/ND

Os portos de Santa Catarina foram responsáveis pela movimentação do equivalente a 718,4 mil contêineres de 20 pés (TEUs) de janeiro a março deste ano, um incremento de 22,3% em relação a igual período do ano anterior.

Os embarques foram responsáveis por 51,4% da movimentação de contêineres e os produtos desembarcados por 48,6%. Os dados são da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Movimentação de contêineres em portos de SC acima da média nacional

A título de comparação, no Brasil foram 3,6 milhões de TEUs e crescimento de 12,4% em relação ao primeiro trimestre de 2024.

O Porto Itapoá foi o terminal catarinense com a maior movimentação no período, e a terceira no país, alcançando 366,6 mil de contêineres no primeiro trimestre do ano, um incremento de 38,1%.

Foto mostra navio na Portonave

Portonave é o primeiro terminal privado do país – Foto: Divulgação Portonave/ND

Na Portonave, em Navegantes, foi responsável pela 4ª maior movimentação do país. O terminal portuário está em obras, com um dos berços de atracação fechado para movimentação.

O Porto de Itajaí segue em sua retomada, com a movimentação de 58,6  mil contêineres. Já o Porto de Imbituba vem ganhando espaço, e no acumulado do ano até março registrou aumento de 76,4% na movimentação, ao alcançar 29,5 mil TEUs.

Considerando apenas o mês de março, os portos de SC movimentaram 247,16 mil contêineres, um incremento de 23,3% em relação ao mesmo mês de 2024.

Bookmark the permalink.