Governo do RS conclui 1ª etapa de inspeção nas propriedades rurais próximas à granja onde surgiu foco de gripe aviária em Montenegro


As autoridades têm reforçado que o risco de transmissão para seres humanos é baixo e está restrito aos profissionais que têm contato direto com as aves doentes. Governo gaúcho conclui 1º etapa de inspeção nas propriedades rurais próximas à granja onde surgiu foco de gripe aviária
O governo do Rio Grande do Sul concluiu a primeira etapa de inspeção nas propriedades rurais próximas à granja onde surgiu o foco de gripe aviária em Montenegro.
Nos últimos dias, mais de 500 receberam equipes da Secretaria Gaúcha da Agricultura. Uma dessas inspeções ocorreu no sítio do produtor rural Marcos Borges Nunes.
“Eles estiveram aqui e constataram que, até o momento, graças a Deus, não tem nada de contaminação nas minhas aves. Está tudo ok. Me deixaram muitas recomendações”, conta.
Veja os países com embargos à carne de frango do Brasil após gripe aviária
Nesta terça-feira (20), as equipes da Secretaria da Agricultura voltaram a fiscalizar 19 propriedades rurais localizadas em um raio de 3 km da granja comercial onde surgiu o foco de gripe. Todas essas propriedades possuem aves. A ação faz parte das medidas previstas no Plano Nacional de Contingência. A previsão é que barreiras sanitárias permaneçam ativas ao menos até sábado (24), quando será feita uma avaliação nova. Policiais do Batalhão Ambiental auxiliam nesse trabalho.
“Mil e trezentos veículos abordados e 1,6 mil pessoas abordadas até agora”, afirma Brenda da Silva Alves, capitã da 1ª Companhia do 1º Batalhão Ambiental.
Governo do RS conclui 1ª etapa de inspeção nas propriedades rurais próximas à granja onde surgiu foco de gripe aviária em Montenegro
Jornal Nacional/ Reprodução
Um exame realizado pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, descartou a contaminação de um funcionário da granja infectada que apresentou sintomas de resfriado.
As autoridades têm reforçado que o risco de transmissão para seres humanos é baixo e está restrito aos profissionais que têm contato direto com as aves doentes.
Nesta terça-feira (20), o Ministério da Agricultura desconsiderou um foco suspeito de gripe aviária em Estância Velha. Outros dois casos estão sendo investigados em Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e em Derrubadas, no norte do estado.
LEIA TAMBÉM
Por que países suspenderam compra de frango do Brasil, se não há risco para consumo?
Veja como é feito o trabalho de biossegurança no Rio Grande do Sul para evitar disseminação da gripe aviária
Antes de casos de gripe aviária, Brasil bate recorde de exportações de carne de frango
Bookmark the permalink.