Quem é ‘Zorro do PCC’, preso por aterrorizar fazendeiros em São Paulo

"Zorro do PCC" rendia fazendeiros e assaltava grande propriedades no interior de SP

Criminoso apelidado de “Zorro do PCC” filmava a rotina das grandes propriedades antes dos assaltos – Foto: Reprodução/Cidade Alerta/ND

Após meses de procura, a Polícia Civil prendeu o “Zorro do PCC” na terça-feira (20), em São Paulo. Luciano Jaques é suspeito de liderar uma quadrilha especializada em assaltar fazendas no interior do estado.

Apelidado de “Zorro do PCC” devido à máscara utilizada nas abordagens, o criminoso é ligado à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) e se reunia com os comparsas na comunidade de Paraisópolis para planejar os roubos.

Antes da execução dos crimes, a quadrilha estudava as propriedades em detalhes. Uma equipe de gravação fotografava e filmava a rotina das fazendas para garantir que tudo saísse dentro do planejado.

Os criminosos liderados pelo “Zorro do PCC”, que também usavam máscaras, recolhiam as câmeras de monitoramento das propriedades para prejudicar as investigações.

Comparsas do ‘Zorro do PCC’ são condenados a mais de 60 anos de prisão

Luciano Jaques, mais conhecido como “Zorro do PCC”, ainda aguarda julgamento. Três membros da quadrilha já foram condenados a mais de 60 anos de prisão pelos crimes de organização criminosa, roubo e extorsão.

Cleyton Garcia confessou os crimes e foi sentenciado a 45 anos e sete meses por roubo e extorsão, além de 8 anos e 4 meses por integrar a organização criminosa.

Edicarlos do Nascimento Júnior e Marcela Aparecida da Conceição Alves foram condenados a 67 anos e oito meses de reclusão. A mulher era responsável por fornecer os veículos que transportavam os assaltantes até as fazendas.

Segundo o MPSP (Ministério Público de São Paulo), o grupo do “Zorro do PCC” portava armas de fogo, roubava bens e extorquia os fazendeiros para a realização de transferências bancárias.

Em janeiro de 2024, 14 integrantes da quadrilha aterrorizaram 18 vítimas em uma fazenda em São Miguel Arcanjo. Eles aguardaram os donos e funcionários acordarem de manhã para dar início ao assalto.

Os ladrões renderam e amarraram as vítimas na cozinha. Eles levaram aparelhos eletrônicos, dólares, joias, uma caminhonete e uma moto, além de transferirem mais de R$ 60 mil via Pix.

Com informações do Cidade Alerta SP

Bookmark the permalink.