Câmara Municipal de Manaus cria comissão para realizar novo concurso público e decisão revolta aprovados


Segundo a decisão do presidente, a nova comissão iniciará os estudos para a avaliação dos cargos efetivos que irão compor os quadros efetivos da casa legislativa. Câmara de Manaus cria nova comissão para organizar concurso público
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) instituiu a comissão responsável pelo concurso público de provas e títulos 2025 destinado a preencher cargos efetivos. A decisão causou revolta entre os aprovados no concurso anterior, realizado em setembro de 2024 e anulado em março deste ano, após recomendação do Ministério Público que identificou irregularidades.
Entre as falhas identificadas no concurso anterior, o MP apontou problemas na correção das provas subjetivas, falta de transparência na divulgação do concurso e possíveis falhas de segurança, como o rompimento do lacre de um dos malotes de prova.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O novo grupo foi definido pelo presidente da casa David Reis (Avante), com publicação no Diário Oficial do Município na segunda-feira (19).
Segundo a decisão do presidente, a nova comissão iniciará os estudos para a avaliação dos cargos efetivos que irão compor os quadros efetivos da casa legislativa. De acordo com o diário, a ação busca cumprir a recomendação do MPAM.
A Comissão do Concurso Público será composta por servidores efetivos da Câmara, nomeados para atuar conforme suas respectivas funções. O ato também estabelece que, especificamente no concurso para o cargo de Procurador da Câmara, o edital deverá prever a participação de um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM).
LEIA TAMBÉM: Mais de duas mil vagas de concursos públicos são previstas para Manaus com salário de até R$ 17 mil
Aprovados no último concurso contestam
Aprovados no último concurso público da Câmara Municipal de Manaus protestam contra anulação do certame.
Divulgação
A decisão de instauração da nova comissão não foi bem recebida por parte dos aprovados no certame. Desde a anulação da prova, o grupo busca mobilizar as autoridades para garantir o chamamento dos aprovados.
Em forma de protesto, a comissão dos aprovados no último concurso realizaram, na última sexta-feira (16), uma manifestação na frente do Ministério Público. O ato teve como objetivo acompanhar o protocolo do requerimento que solicita a reavaliação da recomendação ministerial que anulou integralmente os três editais do certame.
O pleito da comissão é pela homologação parcial do concurso, especificamente dos cargos previstos nos Editais nº 001 e nº 002, que abrangem os cargos de nível médio e superior (técnico e analista). A medida busca resguardar os direitos dos candidatos desses cargos, os quais não foram citados em nenhuma denúncia de irregularidade grave
A manifestação contou com o apoio do presidente do Sindicato dos Servidores Efetivos do Poder Legislativo do Estado e do Município de Manaus (Sindlegisam).
Fachada da Câmara Municipal de Manaus
Divulgação / CMM
Bookmark the permalink.