PF reforça fiscalização no aeroporto de Porto Alegre após identificar rota de tráfico internacional de drogas para Europa


Traficantes usam mulas – pessoas que transportam drogas em voos internacionais – e aproveitam voo direto para Portugal, retomado em Porto Alegre após o fechamento do aeroporto durante a enchente. Número de prisões aumentou quatro vezes. Polícia Federal aumenta fiscalização ao tráfico no Aeroporto Salgado Filho
A Polícia Federal (PF) reforçou a fiscalização no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, após identificar o uso do terminal como rota para tráfico internacional de drogas.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O principal alvo das operações criminosas são os voos com destino à Europa, especialmente a rota direta para Portugal, reativada no início de abril, após quase um ano suspensa devido à enchente.
Em nota, a Fraport, empresa que administra o aeroporto, informou que “realizou um investimento estratégico, adquirindo 16 equipamentos de alta tecnologia no sistema de inspeção de bagagens doméstica e internacional”.
A PF afirma que intensificou as ações de inteligência e o monitoramento de passageiros e bagagens.
Segundo as investigações, criminosos tentam usar Porto Alegre como uma das rotas para o envio de cocaína à Europa. O esquema começaria nas fronteiras com Paraguai e Bolívia e cruzaria o país por rodovias até a capital do RS.
Conforme a apuração da PF, em vez de utilizar o terminal de cargas, os criminosos recorrem principalmente ao recrutamento de jovens brasileiros, conhecidos como “mulas”, que escondem a droga nas malas ou no próprio corpo. Eles são atraídos pela promessa de dinheiro e viagens internacionais.
Apesar da tentativa de burlar a fiscalização ao escolher aeroportos fora do eixo Rio-São Paulo, a PF garante que a maioria acaba sendo flagrada. Relembre abaixo alguns casos
Cão farejador da polícia encontra cocaína em fundo falso de mala no aeroporto
Polícia Federal apreende cocaína com passageira que embarcava para Portugal
Em 2022, pouco mais de 10kg de drogas foram interceptados no aeroporto. Em 2023, o número saltou para 42kg, em seis tentativas, todas ligadas a voos para Portugal. No ano passado, até o fechamento do aeroporto por causa da enchente, três tentativas de embarque com entorpecentes foram frustradas.
“Eles tendem a procurar esses aeroportos que têm voos diretos para tentar burlar essa fiscalização e conseguir chegar no continente europeu”, afirmou o delegado Marcelo Ferrareze, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF.
PF e cão Oreo reforçam fiscalização no aeroporto de Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
Prevenção e repressão
No aeroporto, a delegacia da PF atua na prevenção do envio de drogas e mantém atenção ao perfil dos passageiros, além de trocar informações com outras polícias, como a Interpol.
“Eles não estão tendo vida fácil em Porto Alegre. A Polícia Federal atua para prevenir e reprimir qualquer prática ilícita que comprometa a segurança da aviação, com especial atenção ao tráfico internacional de drogas”, afirmou Américo Boff, delegado da PF no Salgado Filho.
A PF também vem aprofundando as investigações sobre os chefes do esquema. De acordo com o delegado Ferrareze, as apurações recentes traçam todo o caminho da droga, desde seu comprador até os demais participantes do esquema.
“O objetivo é identificar quem está por trás do envio: os responsáveis pela aquisição da droga, preparação, captação de pessoas e o grupo que faria a distribuição na Europa”, detalhou.
Entre os casos recentes, a PF encontrou cocaína escondida em fundos falsos de malas e até diluída em pacotes de chocolate. As prisões envolveram jovens entre 21 e 28 anos — alguns recrutados para viajar sozinhos, outros em dupla.
PF reforça fiscalização no aeroporto de Porto Alegre
Reprodução/RBS TV
Nota da Fraport
“Priorizando a segurança da aviação civil, a Fraport Brasil realizou um investimento estratégico em segurança, na reconstrução do Porto Alegre Airport, adquirindo 16 equipamentos de alta tecnologia no sistema de inspeção de bagagens doméstica e internacional.”
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Bookmark the permalink.