Papa Leão XIV escolhe o Brasil para criar sua primeira arquidiocese; veja onde será

Diocese em São José do Rio Preto (SP), a primeira elevada a arquidiocese no papado de Leão XIV

Diocese em São José do Rio Preto (SP) é a primeira elevada a arquidiocese no papado de Leão XIV – Foto: Ricardo Boni – MTUR via Wikimedia Commons

A primeira diocese elevada à arquidiocese por Papa Leão XIV desde sua eleição, em 8 de maio, fica no interior do Brasil. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (22), no boletim oficial do Vaticano.

Localizada em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a nova arquidiocese terá como arcebispo metropolitano Dom Antônio Emídio Vilar, elevado junto à estrutura.

Papa Leão XIV amplia presença da Igreja Católica ao elevar estrutura no interior paulista

Com a elevação, a arquidiocese passará a ter jurisdição sobre as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, todas na região norte do estado de São Paulo. A missa oficial de instalação da nova estrutura será realizada em 9 de julho, na Catedral de São José, no centro da cidade.

Bispo Dom Vilar com mãos juntas

Bispo Dom Vilar é elevado a arcebispo com nova estrutura na Igreja Católica – Foto: Reprodução/Felipe Melo/CN

Dom Vilar afirmou que a decisão marca a conclusão de um processo iniciado ainda em 2010, quando bispos da região solicitaram a elevação ao Vaticano. “É uma alegria ver que todo o processo, iniciado durante o pontificado do papa Francisco, agora se concretiza com papa Leão XIV”, declarou.

Segundo o Código de Direito Canônico, as arquidioceses têm a missão de promover ações pastorais integradas entre as dioceses vizinhas sob sua supervisão.

Segundo Dom Vilar, o crescimento no número de paróquias e dioceses torna necessária a adequação das estruturas da Igreja para facilitar a ação pastoral conjunta entre os bispos.

Novo arcebispo receberá pálio das mãos de Papa Leão XIV no Vaticano

Na próxima quinta-feira (29), Dom Vilar irá ao Vaticano receber diretamente das mãos de Papa Leão XIV o pálio, vestimenta litúrgica feita de lã que simboliza o pastor que carrega suas ovelhas sobre os ombros.

O pálio será utilizado pela primeira vez durante a missa de instalação da arquidiocese, presidida por Dom Vilar.

Conjunto de pálios brancos em bandeja de prata

Pálio de lã é usado na liturgia católica para simbolizar o pastor que carrega as ovelhas sobre os ombros – Foto: Reprodução/Vatican News

Nascido em 1957, no distrito de Guardinha, em São Sebastião do Paraíso (MG), Dom Vilar mudou-se ainda bebê com a família para Batatais, no interior de São Paulo. Cursou mestrado em Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, sendo ordenado presbítero em 1986.

Sua primeira nomeação como bispo ocorreu em 2008, na diocese de São Luiz de Cáceres (MT). Em 2016, assumiu como bispo de São João da Boa Vista (SP) e, desde janeiro de 2022, era o bispo diocesano de São José do Rio Preto.

*Com informações do portal R7

Bookmark the permalink.