Dia de Nossa Senhora Auxiliadora: saiba quem é a padroeira de Porto Velho, Vilhena e Alto Paraíso, em RO


Nossa Senhora Auxiliadora é uma das invocações mais tradicionais da Igreja Católica. Em Porto Velho, a devoção à santa começou com a chegada dos padres salesianos à cidade. Nossa Senhora Auxiliadora
Dennis Weber/G1
Os municípios de Porto Velho, Vilhena e Alto Paraíso, em Rondônia, celebram neste sábado (24) o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira das três cidades. Mas você sabe quem é a santa considerada padroeira desses municípios e por que esta data foi escolhida?
Nossa Senhora Auxiliadora, também chamada de Maria Auxiliadora ou Maria, auxílio dos cristãos, é uma das invocações marianas mais tradicionais da Igreja Católica. A devoção surgiu com força no século XIX, quando Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana, passou a propagá-la como protetora da juventude, dos pobres e necessitados. Em Porto Velho, a devoção à santa começou com a chegada dos padres salesianos à cidade.
“Nossa Senhora Auxiliadora chega a Porto Velho com a família salesiana. Ao ser criada a nossa prelazia em 1925, no dia 1º de maio, confiada aos missionários salesianos, eles trouxeram a devoção à Nossa Senhora Auxiliadora, partindo do santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, lá de Turim, na Itália”, explica o arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi.
Segundo o arcebispo, a devoção foi crescendo com o tempo, acolhida pelas famílias e alimentada pelas ações sociais e religiosas dos missionários salesianos.
“Foi sendo acalentada e cultivada. E se enraizou, no coração do povo porto-velhense, essa devoção. E se tornou uma realidade com as obras sociais da educação, da saúde, da promoção humana, que os missionários e missionárias salesianos foram desenvolvendo aqui”, afirmou.
Feriado e expansão da devoção
A devoção se espalhou por diversas comunidades da região, chegando também a Vilhena e Alto Paraíso, onde também foi instituído feriado municipal em homenagem à padroeira. Em Porto Velho, o feriado foi oficializado em 1967 e é celebrado todos os anos no dia 24 de maio.
“Passou a ser, sim, um símbolo de fé. A intercessora, a protetora dos pequenos, dos pobres, dos desvalidos. […] Em 1967, no dia 31 de janeiro, foi assumido oficialmente um feriado municipal em devoção à Nossa Senhora Auxiliadora, celebrado todos os anos.”
A primeira capela dedicada à santa em Porto Velho foi inaugurada em 1939, ligada ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, com a presença do então administrador apostólico Dom Pedro Massa. Em Alto Paraíso, também foi criada uma paróquia dedicada à padroeira, com forte participação popular nas celebrações, procissões e romarias.
“Foi passando de pai para filho, mas uma fé que é assumida não por uma atitude de proselitismo, mas pela atração, pelo testemunho.”
Devoção viva no coração do povo
Para Dom Roque, a devoção à Nossa Senhora Auxiliadora é parte fundamental da história da Igreja Católica na região. A imagem da santa está profundamente ligada ao centenário da Arquidiocese de Porto Velho e à construção da identidade religiosa do povo.
“A atuação dos missionários e missionárias salesianos, inspirada no carisma de Dom Bosco, fez com que Maria Auxiliadora, auxílio dos cristãos, se tornasse não apenas um nome, mas uma presença viva na vida de todas as famílias, do povo aqui da região.”
A santa é reconhecida hoje como padroeira não apenas de Porto Velho, mas de toda a arquidiocese, que abrange 13 municípios do estado.
“O feriado municipal, criado em 67, como já assinamos, é reconhecer o papel essencial dessa devoção que foi acalentando, unindo as pessoas na fé, mas também na busca de dignidade, na preservação da cultura e construindo pontes de cidadania.”
Programação da festa da padroeira
Em Porto Velho, as celebrações em homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora incluem um novenário realizado na catedral, procissão, missa campal e um show com artistas locais. A programação prevê a concentração dos fiéis a partir das 16h, na primeira capela dedicada à padroeira.
A procissão deve começar às 17h, seguindo até a catedral, onde será realizada uma missa campal por volta das 18h. Após a celebração, haverá apresentações culturais e a tradicional quermesse.
“Teremos um show da padroeira com apresentação de artistas locais de nossas comunidades e sempre aquela tradicional quermesse, que é o momento de confraternização de todas as famílias”, finalizou.
VEJA TAMBÉM:
Hoje 24 de maio é comemorado o dia de nossa senhora auxiliadora padroeira de Porto Velho
Bookmark the permalink.