Alunos de Pomerode ‘miram no céu’ por vaga em Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos de Pomerode 'miram no céu' por vaga em Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos de Pomerode ‘miram no céu’ por vaga em Mostra Brasileira de Foguetes – Foto: Reprodução/NDTV Record

O céu de Pomerode ganhou novos protagonistas na manhã desta sexta-feira (23). Os alunos dos 9º anos da Escola Básica Municipal Olavo Bilac, do bairro Testo Central, participaram da fase escolar da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

O experimento foi realizado no campo do Vera Cruz Esporte Clube, com o suporte da professora de ciências Bruna Hamman.

Como funciona a etapa municipal da Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos de Pomerode 'miram no céu' por vaga em Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos de Pomerode ‘miram no céu’ por vaga em Mostra Brasileira de Foguetes – Foto: Reprodução/NDTV Record

Ação e reação, quantidade de água, pressão e centro de gravidade são alguns dos principais fatores que contribuem para o lançamento dos foguetes confeccionados em garrafas PET pelos alunos.

“A gente começou o conteúdo em sala, com explicações, com pesquisas, com trabalhos que eles fizeram sobre o tema. E daí, a gente veio aliar a parte em sala com a parte prática”, explica a professora Bruna.

No ano passado, a escola alcançou a marca de mais de 90 metros de distância no lançamento de foguetes, o que garantiu a participação na seletiva nacional, realizada no Rio de Janeiro.

Escola municipal de Pomerode conquistou o 2º lugar em Mostra Brasileira de Foguetes de 2024 

Escola municipal de Pomerode conquistou o 2º lugar em Mostra Brasileira de Foguetes de 2024  – Foto: Divulgação/Prefeitura de Pomerode/ND

Na ocasião, os alunos ficaram em 2º lugar e participaram de uma semana de formação, com oficinas e palestras. Este ano, a escola decidiu realizar uma Olimpíada envolvendo todas as turmas do 9º ano, com o apoio da Prefeitura e da direção.

As equipes que alcançarem as maiores distâncias de lançamento garantem vaga na etapa nacional do evento, que será realizada na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, entre agosto e dezembro de 2025.

Assista a reportagem da NDTV

 

Bookmark the permalink.