Kleber Mendonça Filho posta foto com diploma de melhor diretor em Cannes após vitória com ‘O Agente Secreto’


Em publicação nas redes sociais, Kleber comemorou a conquista, que considerou “muito significativa”, e compartilhou a mensagem de agradecimento enviada à organização. Kleber Mendonca Filho recebe prêmio em Cannes
Reprodução/Instagram
Kleber Mendonça Filho, que ganhou o Cannes de melhor diretor neste sábado (24) pelo filme “O Agente Secreto”, compartilhou uma foto nas redes sociais comemorando e destacando o prêmio.
Em imagem publicada no Instagram, o diretor brasileiro exibe o certificado de vencedor de melhor diretor em Cannes e comemorou a conquista, que considerou “muito significativa”.
O cineasta compartilhou a mensagem de agradecimento enviada à organização, destacando atuação não apenas como roteirista e diretor, mas também como programador de salas de cinema no Brasil, função que exerce desde 1998.
“Eu programo salas de cinema, duas atualmente no Brasil, e continuo tendo enorme prazer de poder dividir com o público filmes que considero importantes, sejam eles contemporâneos ou de arquivo, de curta ou longa metragem”, declarou Kleber, ressaltando a importância do cinema como ferramenta de educação e formação cidadã.
O diretor pernambucano também fez questão de revelar um detalhe pessoal sobre o processo criativo de “O Agente Secreto”.
Grande parte do roteiro foi escrita em uma sala do Cinema Utopia, em Bordeaux, na França, espaço dedicado ao cinema “art et essai” — termo que designa obras de caráter autoral e artístico.
“Vejo a França como exemplo para o mundo nesse assunto e fico honrado com o reconhecimento de ‘O Agente Secreto’, um filme que escrevi e dirigi sobre a história do Brasil, receber esse prêmio. Às vezes, acredito que não há coincidências”, escreveu Kleber.
Initial plugin text
Wagner Moura comemora prêmio em Cannes
Wagner Moura não esteve presencialmente na premiação do Festival de Cannes 2025, na qual venceu a estatueta de melhor ator pelo filme “O Agente Secreto” – ele está em Londres, na Inglaterra, para a gravação de outro projeto.
Mas ele participou por meio do diretor Kleber Mendonça Filho, que fez uma ligação por vídeo com o ator durante a entrevista após a premiação, neste sábado (24). Mendonça levou uma estatueta pelo filme, na categoria melhor diretor, e também subiu ao palco para receber o prêmio por Wagner Moura.
Wagner Moura agradece via celular prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes
“Eu queria estar aí com todos vocês, mas estou aqui tomando uma taça de vinho em Londres, sozinho. Não poderia estar mais feliz”, disse o ator.
“É um momento muito importante da minha vida, trabalhar com o Kleber, estar com ele. Eu vinha tentando trabalhar com Kleber por muitos anos e estou muito feliz em ver como o filme foi recebido. Porque é um filme brasileiro, e isso significa muito para a cultura brasileira.”
“É uma pena que eu esteja celebrando sozinho, gostaria de estar aí com todos vocês”, concluiu Wagner Moura.
Mais tarde, o ator enviou um vídeo falando um pouco mais sobre a vitória. Segundo ele, “O Agente Secreto” aproxima os brasileiros “da sua cultura, dos seus artistas, depois de um tempo muito difícil em que artistas e cultura não só haviam perdido a importância no Brasil, como foram bastante difamados.”
“Ter brasileiros torcendo pela vitória do cinema brasileiro internacionalmente e dizendo que esse filme, esses artistas, os representam, como aconteceu com ‘Ainda Estou Aqui’, me dá uma alegria profunda. Então, viva a cultura brasileira, viva aqueles que acreditam na importância da cultura para o desenvolvimento de qualquer país”, falou.
“E o Brasil é o país da cultura, o país da arte. Viva o Brasil, viva os brasileiros. E vamos agora celebrar, aproveitar mais esse momento bonito da nossa cultura e do nosso cinema.”
Leia mais:
Post oficial de Cannes vira briga de brasileiros com ataque e defesa a filme iraniano
Os bastidores da campanha de sucesso de ‘O Agente Secreto’ em Cannes
Produtora de ‘O Agente Secreto’ celebra os prêmios em Cannes
Vitória inédita em categoria
É a primeira vez na história que um ator brasileiro ganha o prêmio no festival. O diretor Kleber Mendonça Filho também foi premiado, levando a estatueta de melhor direção — é a primeira vez desde Glauber Rocha que um diretor do país leva esse troféu.
Apesar dos prêmios de melhor ator e melhor direção, “O Agente Secreto” não levou a principal estatueta do festival, a Palma de Ouro. O vencedor da categoria foi “A Simple Accident”, de Jafar Panahi.
‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça Filho
Divulgação
Ambientado nos anos 1970, “O Agente Secreto” conta a história de um professor universitário (papel de Wagner Moura) que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que ele corre em plena ditadura militar.
Essa também foi a primeira vez que o Brasil levou dois prêmios em uma mesma edição do Festival de Cannes. “Eu queria mandar um abraço para todo mundo que está vendo no Brasil, especialmente para Recife e Pernambuco”, disse Kleber ao receber o prêmio de melhor direção.
“Queremos que esse filme esteja nas salas de cinema, porque as salas de cinema formam o caráter de um filme, na verdade.”
“O Agente Secreto” estreou no Festival de Cannes no dia 18 de maio e foi aplaudido por cerca de quinze minutos. Na imprensa internacional, o filme chegou a ser definido como “thriller maravilhoso”, “obra-prima” e “monumental”.
Manas
Além de “O Agente Secreto”, o cinema nacional ganhou outras homenagens no Festival de Cannes deste ano. O Brasil foi escolhido como o país de honra dessa edição.
Marianna Brennand recebeu o prêmio Women in Motion Emerging Talent, que reconhece o primeiro longa de ficção de diretoras estreantes. O troféu foi entregue por “Manas”, produção da Inquietude, em parceria com Globo Filmes.
O filme conta a história de Tielle (Jamilli Correa), garota de 13 anos que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó e sofre abusos sexuais dentro e fora de casa.
Wagner Moura vence prêmio de melhor ator em Cannes
Assista ao trailer de ‘O Agente Secreto’
Bookmark the permalink.