Prefeitura de Florianópolis dá o primeiro passo da reformulação na Passarela da Cidadania

Passarela da Cidadania passará por mudanças significativas após o fim do contrato da gestão atual – Foto: PMF/Reprodução/ND

A prefeitura de Florianópolis firmou um contrato temporário, de 180 dias, com uma nova gestora para a Passarela da Cidadania.

A contratação foi feita já que o vínculo com a atual empresa que presta o serviço encerra no próximo dia 31.

Apesar de temporária, a medida visa evitar a interrupção do serviço atualmente prestado e considerado “essencial”, como acolhimento, alimentação – com café da manhã, almoço e janta -, higiene pessoal, espaço para limpeza de roupas, além de oficinas de capacitações.

A transição entre as empresas acontece já durante esta semana.

Esse movimento faz parte de uma “grande mudança” prevista para o equipamento e foi informada, em primeira mão, na Coluna Bom Dia.

A intenção é que o novo modelo da passarela foque em “atendimento e planejamento” individualizado das pessoas atendidas, com prazo máximo de até 120 dias para um desfecho.

“A dinâmica atual de atendimento não apresenta um compromisso com mudança. Nesse modelo, a pessoa não possui vínculo com programas ou metas para mudar o cenário.”

Existem alguns casos de pessoas em vulnerabilidade que são atendidas há mais de dois anos pelo equipamento.

“A dinâmica atual de atendimento não apresenta um compromisso com mudança. Nesse modelo, a pessoa não possui vínculo com programas ou metas para mudar o cenário.”, diz Bruno Souza, secretário de Assistência Social, ao explicar a intenção da nova Passarela da Cidadania.

Prefeitura garante mudança

Conforme o prefeito Topázio Neto (PSD), a intenção é fazer “ajustes necessários” para uma espécie de melhoria dos serviços.

“Vamos colocar um prazo para que a pessoa em situação de rua fique na passarela, vai ter mais um aspecto de casa de passagem, com um prazo máximo para permanência”, explicou Topázio Neto.

Outra melhoria prometida pelo prefeito diz respeito ao atendimento a cada morador que deverá passar por um “programa individualizado” de atendimento que vai acontecer conforme a necessidade.

Bookmark the permalink.