Eleições na Venezuela: partido governista mantém controle do Congresso em meio à divisão da oposição


Partido do governo recebeu quase 83% dos votos nas eleições legislativas, segundo Conselho Eleitoral da Venezuela. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante campanha para as eleições legislativas em Caracas, na Venezuela, em 22 de maio de 2025.
Ariana Cubillos/ AP
O partido socialista governista da Venezuela obteve sua maioria significativa na Assembleia Nacional nas eleições de domingo (25), conquistando quase 83% dos votos. A disputa foi marcada por profunda divisão entre partidos que se opõem ao governo do presidente Nicolás Maduro.
Alguns dos principais líderes da oposição do país pediram que os eleitores se abstivessem de votar em protesto contra os resultados oficiais da eleição presidencial de julho de 2024, que a oposição diz ter vencido, mas que as autoridades dizem ter sido vencida por Maduro.
Os resultados legislativos de domingo manterão o partido governista no controle do gabinete do procurador-geral e do tribunal superior, cujos membros são eleitos pelos legisladores.
A participação para escolher 24 governadores estaduais e 285 parlamentares foi de 8,9 milhões , disse o reitor do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Carlos Quintero , o mesmo número das eleições de 2021. Cerca de 21 milhões de eleitores estavam aptos a votar.
Os candidatos da oposição conquistaram apenas um governo, uma queda em relação aos quatro conquistados pelos partidos de oposição em 2021.
Veja também:
Bookmark the permalink.