Dor intensa e cirurgia: o que é colecistite aguda, que levou prefeito Topázio Neto à internação

Pessoa com as mãos sobre o lado direito do abdomen

Inflamação pode provocar inchaço abdominal, náusea e vômito – Foto: Freepik/ND

A colecistite aguda é uma doença comum, que provoca dor abdominal intensa e constante, que pode vir acompanhada de febre e outros sintomas, como náusea e vômito.

A inflamação provocou nesta terça-feira (27) a internação do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD). O político passará por uma cirurgia para retirada da vesícula.

O chefe do executivo da capital catarinense foi submetido a exames de imagem e laboratoriais, que diagnosticaram a doença. A colecistite aguda é a inflamação da vesícula biliar, órgão localizado na parte inferior do fígado e que tem participação importante na digestão dos alimentos.

O que provoca a colecistite aguda?

Segundo o portal Vida Saudável, vinculado ao Hospital Israelita Albert Einstein, um dos mais renomados do Brasil, a inflamação é a complicação mais comum da colelitíase, inflamação provocada pela obstrução persistente no ducto cístico, provocada por um cálculo.

Desenho de corpo humano com abdômen em vermelho para representar dor provocada por colecistite aguda

Segundo a Johns Hopkins University, estima-se que de 10% a 15% da população mundial tenha cálculos biliares – Foto: Freepik/ND

O processo inflamatório agudo é causado pela liberação de enzimas inflamatórias provocada pelo bloqueio. Existem dois tipos de cálculos, conforme explicado pelas equipes do Albert Einstein: os de colesterol e os pigmentares. Os cálculos biliares são os principais responsáveis pela inflamação da vesícula.

Além da colecistite aguda, há também a colecistite alitiásica, que nada mais é do que a inflamação da vesícula sem a presença dos cálculos. Esse tipo é mais comum em pessoas em condições críticas de saúde, como internadas ou vítimas de trauma recente.

Estudos da Universidade Johns Hopkins estimam que entre 10% e 15% da população mundial tenham cálculos biliares. Em muitos casos, a presença é assintomática e pode regredir naturalmente.

Colecistite aguda provoca dor intensa e repentina na parte superior e central do abdômen, e localizada do lado direito – Foto: Freepik/ND

Quais os principais sintomas da doença?

A colecistite aguda pode provocar sintomas simples, como as dores abdominais sentidas pelo prefeito de Florianópolis, ou mais complexos, como vômito e fezes soltas. São eles:

  • Dor intensa e repentina na parte superior e central do abdômen, ou localizada do lado direito;
  • Dor que se espalha para as costas ou localizada abaixo da omoplata direita;
  • Inchaço abdominal;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Suor;
  • Fezes soltas e de cor clara;
  • Cor amarelada na pele e icterícia (amarelamento da esclera, a parte branca do olho).

Em casos sintomáticos, os incômodos podem aparecer de repente e durar entre dois e três dias. Recomenda-se a procura por um médico ao perceber os primeiros sintomas.

Bookmark the permalink.