Câmeras de reconhecimento facial e diciclos reforçam segurança no Centro de Florianópolis

Câmeras de reconhecimento facial instaladas no centro

Câmeras de reconhecimento facial foram instaladas em pontos estratégicos do Centro de Florianópolis – Foto: Divulgação/CDL/ND

A segurança no Centro de Florianópolis foi reforçada com a instalação de 24 novas câmeras com reconhecimento facial e dois diciclos de patrulha, que foram doados a partir de um projeto promovido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

A entrega ocorreu nesta terça-feira (27), durante almoço realizado na sede da entidade, mas os equipamentos já estão em funcionamento na região. A medida é parte de um plano de revitalização da região, com foco em segurança, limpeza urbana e qualidade de vida.

Para o presidente da entidade, a iniciativa busca tornar o Centro de Florianópolis um local mais acolhedor para visitantes, comunidade, empresários e trabalhadores, que circulam diariamente pela região.

“Os projetos, que já mostram resultados práticos, fazem parte de um esforço contínuo da entidade para tornar o Centro mais acolhedor, seguro e atrativo”, afirma Eduardo Koerich.

Equipamentos reforçam segurança no Centro de Florianópolis

Dois diciclos e 24 câmeras de monitoramento com reconhecimento facial passam a integrar as operações da Guarda Municipal e de agentes da segurança pública. Os equipamentos de patrulha móvel foram locados pela CDL e disponibilizados à prefeitura.

Diciclos disponibilizados para segurança em Florianópolis

Diciclos irão auxiliar na ronda ostensiva no Centro da capital catarinense – Foto: Divulgação/CDL/ND

“Eles possuem pneus mais robustos para circular nas calçadas e ruas irregulares do centro, além de uma altura que facilita a visibilidade para quem está monitorando. Segundo estudos, uma pessoa com o diciclo, consegue ter a agilidade e eficiência de cinco pessoas durante uma ronda, justamente porque circula muito mais rápido”, explica o presidente da CDL.

Câmeras de reconhecimento facial são equipadas com IA

Segundo a CDL, as câmeras de reconhecimento facial também possuem tecnologia de Inteligência Artificial e foram instaladas nos pontos de maior movimentação, a partir de orientações da Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar.

“A prefeitura está constantemente planejando contratos para aquisição desse tipo de equipamento porque ele é extremamente útil e necessário. Com a ajuda da iniciativa privada e de entidades como a CDL, conseguimos atender essa demanda com mais agilidade e dar uma resposta prática ao cidadão”, destaca a secretária de Segurança Pública e vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos.

Câmeras de reconhecimento facial irão auxiliar no combate à criminalidade na região - Divulgação/CDL/ND

1
3

Câmeras de reconhecimento facial irão auxiliar no combate à criminalidade na região – Divulgação/CDL/ND

Câmeras de reconhecimento facial foram instaladas em pontos estratégicos do Centro de Florianópolis - Divulgação/CDL/ND

2
3

Câmeras de reconhecimento facial foram instaladas em pontos estratégicos do Centro de Florianópolis – Divulgação/CDL/ND

Ao todo, 24 equipamentos foram doados e já estão em funcionamento - Divulgação/CDL/ND

3
3

Ao todo, 24 equipamentos foram doados e já estão em funcionamento – Divulgação/CDL/ND

A instalação das câmeras de reconhecimento facial aconteceu nas regiões com maior número de ocorrências e movimentação, como as ruas Vidal Ramos, Deodoro com Conselheiro Mafra, Felipe Schmidt com Jerônimo Coelho e Largo da Alfândega. Algumas foram espalhadas pelo centro leste, na rua João Pinto.

Todas as informações e dados coletados pelas câmeras de reconhecimento facial vão ficar à disposição no sistema integrado das forças de segurança, incluindo a corporação do Corpo de Bombeiros.

Bookmark the permalink.