Divórcio de Virgínia e Zé Felipe: como superar a tristeza da separação, segundo a ciência


Uma pesquisa sugere que leva cerca de três meses para superar a dor do término de um relacionamento. Virgínia e Zé Felipe em foto que anuncia término da relação
Reprodução/Instagram
A influenciadora Virgínia Fonseca e o músico Zé Felipe anunciaram o fim do casamento. Os dois, casados desde março de 2021, comunicaram o término em publicações no Instagram na noite desta terça-feira (27).
“Decidimos que seremos amigos para cuidar do nosso maior bem, nossas bençãos enviadas por Deus, os nossos três filhos”, diz o anúncio. “Estamos em paz e prontos para cuidar dos frutos do nosso amor. Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo amamos vocês e tudo que representam.”
Virgínia tem mais de 52 milhões de seguidores nas redes sociais e o anúncio do divórcio tomou conta das redes sociais.
Segundo especialistas, a dor da separação, ainda mais depois de uma história de amor intensa como a do casal, pode levar um tempo. Os dois contam que se conheceram e duas semanas depois já estavam morando juntos. Nesta matéria, o g1 reuniu o que diz a ciência sobre a separação e como é possível superar o luto após um término.
Como superar a separação?
Uma pesquisa publicada recentemente na revista científica Journal of Experimental Psychology avaliou a eficácia de três estratégias após um término:
Pensar negativamente sobre o ex: a tendência após o fim é pensar nas coisas boas e no que se perdeu, mas é preciso lembrar tudo que levou a essa decisão. As pessoas não são perfeitas e nesses momentos é possível que se perca essa referência.
Aceitar seu amor pelo ex: mesmo que você tenha decidido pelo fim, é possível que ainda exista amor. É como diz o ditado: às vezes, amor não é o suficiente. E se não foi decisão sua, a solução é aceitar que ainda existe amor e viver esse processo. A negação não é a melhor saída.
Se distrair pensando em coisas boas que não têm nada a ver com o ex: esse é o momento de buscar apoio nos amigos, na família, fazer as coisas que não fazia por estar em um relacionamento.
➡️ Segundo o estudo, as três opções funcionaram entre as pessoas que participavam da pesquisa.
Apesar disso, especialistas em relacionamentos apontam que há outras opções válidas para esse primeiro momento, que é se permitir “afogar as mágoas”. Tirar um tempo de folga do trabalho, desacelerar a agenda da vida social. O importante é viver o processo.
Quanto tempo leva o processo de cicatrização?
Não há exatamente um tempo padrão. Isso porque cada pessoa tem o seu tempo para processar a separação — ainda que o casal esteja em comum acordo.
➡️ Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação.
No entanto, a dor da desilusão amorosa não é uma ciência.
Terapia é a única solução?
O psiquiatra Saulo Ciasca afirma que nem todo mundo que perdeu um relacionamento precisa de terapia. Como primeiros passos, indica que é preciso “tentar se conectar com pessoas, nos ambientes adequados”.
“O processo de cuidar de si envolve cuidar do outro. Procurar por amigos, família, trocar, não ficar sozinho é muito bom, você se conecta e investe afetivamente em outras pessoas. Invista em afetos autênticos”, aconselha Ciasca.
Virginia e Zé Felipe postam texto após anúncio de término
Bookmark the permalink.