De Minas ao Sucesso: Jovem Advogada é referência em Proteção de Marcas


Flavynia Ventura, de 26 anos, é advogada e CEO/Fundadora da Guardian Marcas. Ela assegura proteção a empreendedores registrando suas marcas e alcança negócios em todo o Brasil. Flavynia Ventura, advogada especialista em propriedade intelectual com atuação destacada em Marcas e Patentes, é uma das mulheres do Metamorfose que se conectam por propósitos e princípios. Fundadora da Guardian Marcas e Patentes, com sede em São José dos Campos-SP, Flavynia tem como pilar base da sua atuação a transparência e possui um único e claro objetivo: oferecer o melhor serviço de registro de marca por um preço justo, visando a proteção total dos seus clientes.
FLAVYNIA VENTURA
Arquivo Pessoal
A Metamorfose trouxe e vem trazendo cada vez mais um impacto positivo no meu negócio. E através da comunidade consigo conscientizar muitas empreendedoras do quão sério é a questão de registrar sua marca e que se trata de uma necessidade, devido às grandes consequências que a falta do registro pode trazer para a empresa, como perda do nome, processos judiciais e indenizações. Sinto que conscientizando estou cumprindo meu propósito, garantir que empreendedores não sejam lesados por falta de informação.
Além de, claro, me sentir acolhida nessa jornada muitas vezes solitária do empreendedorismo. No Metamorfose, apoiamos e incentivamos umas às outras, são feitas conexões genuínas.
Flavynia acredita que o Networking é uma ferramenta crucial para o sucesso. Ele permite a construção de relacionamentos sólidos, que inclusive podem vir a fomentar parcerias estratégicas. Além disso, o networking facilita o acesso a insights valiosos e impulsiona seu crescimento profissional.
Com base nessa visão, segue algumas dicas para um melhor networking:
Tenha intenções genuínas, ofereça ajuda sem esperar algo em troca.
Defina o que você deseja alcançar com o networking, tenha objetivos claros.
Seja você mesmo, não tente ser alguém que não é.
Saia da sua zona de conforto: aproxime-se de pessoas fora do seu círculo habitual em eventos.
Acredito que o segredo do Networking seja cultivar relações genuínas, oferecer valor e estar aberta a novas oportunidades.
Dicas para empreender
Tenha uma visão clara e propósito definido
Invista em seu próprio crescimento pessoal e profissional
Seja persistente, mesmo quando as coisas ficarem difíceis
Mantenha o foco nas suas metas principais, elimine distrações
Desenvolva habilidades de comunicação
Sou Flavynia Ventura, advogada e fundadora da Guardian Marcas. Mas antes disso, eu era só uma menina de 17 anos, do interior de Minas Gerais, mais especificamente Andrelândia, que possui em torno de 12 mil habitantes, que sonhava em cursar Direito. Para realizar esse sonho, precisei sair de casa, deixar a proteção dos meus pais e tudo o que eu conhecia para trás. Passei no Enem com bolsa de 100% para cursar Direito aqui em São José dos Campos, e vim sozinha em busca do meu grande sonho.
FLAVYNIA VENTURA
Arquivo Pessoal
Entretanto fui morar com parentes, achando que estaria segura, mas logo veio o baque e vivi um dos períodos mais difíceis da minha vida. Fui tratada com frieza, desrespeito, me senti sozinha, abandonada, sem qualquer motivo aparente. Foi aí então que pensei em desistir, logo no primeiro ano de faculdade, devido ao grande abalo emocional, mas Deus tinha outros planos. Apesar de toda dor, me vendo longe da minha família e enfrentando o maior desafio da minha vida até então, Ele me sustentou, nunca me desamparou e colocou pessoas maravilhosas no meu caminho e que me deram força para continuar.
Então me formei, passei na OAB ainda na faculdade e virei sócia no escritório onde fui estagiária, lugar em que aprendi muito: atuação, estratégia, como ser advogada na prática. Mas no fundo… algo não encaixava, eu sentia que meu caminho era outro. E foi aí que decidi sair e abrir meu próprio negócio.
No início, percebi uma realidade dura: empreendedores não sabiam da importância de proteger suas marcas. Vi muita gente perdendo tudo — nome, reputação, investimento — por falta de orientação. Era injusto. Meu propósito ficou claro: proteger essas pessoas com justiça, clareza e valor acessível.
Mas vender esse serviço era difícil. A maioria não via valor. Me questionei várias vezes se valia a pena. Até que uma cliente me disse:
“Não é você que precisa deles. São eles que precisam de você.”
Ali eu despertei, mudei minha estratégia e ao invés de convencer quem não queria ouvir, busquei parcerias com contadores e agências de marketing — profissionais que já falavam com empresários mais conscientes. E tudo começou a fluir.
Ainda assim, vez ou outra a dúvida voltava. Mas bastava olhar para os clientes satisfeitos, para as indicações espontâneas, para o carinho com que falavam da Guardian… e tudo fazia sentido.
Hoje, com 26 anos, me sinto madura, preparada, e mais certa do que nunca: não vendo registro de marca. Eu protejo sonhos. Eu protejo histórias.
A jornada empreendedora é repleta de desafios e oportunidades. Mas se você tiver uma visão clara e um propósito bem definido alcançará o sucesso.
Acredite no seu potencial e transforme obstáculos em oportunidades, inspirando outros ao longo do caminho.
Bookmark the permalink.