Projeto de reciclagem coleta 2 toneladas de garrafas PETs do campus da Ufac e ajuda alunos na formatura


Material foi recolhido entre abril de 2022 e junho deste ano do campus da Ufac, em Rio Branco, por alunos do curso de Ciências Biológicas. Projeto de Extensão Recicla Ufac já coletou duas toneladas de garrafas PET
Arquivo/Projeto Extensão Recicla Ufac
Criado há um ano para ajudar a manter limpo o campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, o Projeto de Extensão Recicla recolheu mais de duas toneladas de garrafas PET entre abril de 2022 e junho deste ano. Além da proposta de incentivar a reciclagem e cuidar do meio ambiente, a iniciativa também ajuda alunos do último período do curso de Ciências Biológicas a comprarem a placa de formatura da turma.
O objetivo do projeto e promover sustentabilidade com a coleta de garrafas PETs e latas que são descartadas no local. O material é vendido para alguma cooperativa e o dinheiro arrecadado é usado para ajudar os estudantes.
Em um ano e dois meses, os alunos retiraram 2.155,8 quilos de garrafas PET e 249,9 quilos de latas de alumínio. A iniciativa foi criada e é coordenada pelo professor doutor Edson Guilherme da Silva. Além do campus da Ufac, os alunos também recolheram material de áreas ao redor da universidade.
“A gente sabe que a universidade produz muito material plástico, principalmente plástico flexível, e esse plástico não é lixo. Pode ser transformado em dinheiro, na verdade. A ideia do projeto é pegar os alunos da última turma de biologia e trabalhar essa consciência ambiental, de tirar o material do meio ambiente e, a partir daí, mandar para uma associação que vai fazer a reciclagem dele”, destacou o coordenador.
Material foi recolhido entre abril de 2022 e junho deste ano
Arquivo/Projeto de Extensão Recicla Ufac
A equipe conta também com ajuda de parceiros fora da universidade com a coleta dos recicláveis. Entre esses parceiros estão o Parque Chico Mendes, um recanto e um posto de lavagem do Conjunto Universitário.
“O projeto está só no início e já retiramos do meio ambiente uma quantidade expressiva de material, duas toneladas é muita coisa se a gente pensar no plástico e no volume que esse plástico produz no meio ambiente. Estamos felizes que o projeto está rendendo e nossa ideia é continuar com as próximas turmas e enquanto estivermos por aqui vamos continuar com essas ações”, celebrou.
Alunos beneficiados
Os alunos que participam do projeto ganham certificado de horas de extensão. Ao todo, 38 alunos já participaram da iniciativa e garantiram a placa de formatura com a venda dos plásticos e alumínios.
Última turma de curso de ciências biológicas ajudam a recolher plásticos e alumínio na Ufac
Arquivo/Projeto de Extensão Recicle Ufac
Já os outros 17, que vão se formar no final do ano, também serão beneficiados. Leonardo Aldrin é um desses estudantes. “Fiquei sabendo do projeto quando estava no quinto período pelos veteranos. Quando cheguei no sétimo período, o professor Guilherme chamou a gente para fazer parte”, disse.
Segundo ele, o recurso financeiro arrecadado com o projeto ajuda muito os alunos no último período do curso, que precisam viajar para pesquisa, fazer festa de formatura, entre outros gastos. “Ter o dinheiro para comprar a placa é uma grande folga e ajuda bastante. Seremos futuros biólogos ou professores de biologia e colocar a prática dessa coleta é extremamente importante na conscientização de outras pessoas”, contou.
Colaborou a repórter Agatha Lima, da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.