Projeto Cidadão oficializa a união de 97 casais durante ação no bairro Calafate em Rio Branco


Balanço de outros serviços ainda vai ser divulgado. cerimônia marcou o fechamento da edição do Projeto Cidadão que ocorreu na na praça Raimundo Melo. Projeto Cidadão casa mais de 90 casais em ação feita no bairro Calafate em Rio Branco
Elisson Magalhães/TJ-AC
Em mais uma edição do Projeto Cidadão, organizado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) em parceria com várias instituições vai oferecer atendimentos jurídicos e de saúde, além de casamento coletivo na capital acreana, 97 casais oficializaram a união durante casamento coletiva em cerimônia nessa sexta-feira (14) na praça Raimundo Melo.
Irlan Lima e Yasmin Costa, ambos de 20 anos, já moram juntos e aproveitaram a ação no bairro Calafate para oficiar a união. Para eles, foi uma grande oportunidade
Já o casal Raimundo Nonato, de 83 anos de idade, e Maria de Fritas, de 60 anos, são casados há 45 anos. Moradores de sempre do bairro Calafate, eles dizem que a decisão de oficializar a união demorou, mas que perceberam ser agora o momento.
O celebrante, o juiz Edinaldo Muniz, falou sobre o respeito que os casais devem ter um para com o outro e pontuou sobre resiliência, compromisso, parceria e amor.
“O momento mais aguardado da solenidade foi o voto matrimonial, ocasião em que os nubentes responderam com um ‘sim’ coletivo, aceitando publicamente a união voluntária, nas condições sancionadas pelo direito”, consta no site oficial do TJ.
Casamento coletivo encerrou ações no Calafate em Rio Branco
Elisson Magalhães/TJ-AC
Os atendimentos iniciaram às 8h e seguiram até às 15h na Escola Henrique Lima. Foram oferecidos os seguintes atendimentos serão oferecidos:
Emissão de RG e CPF
Emissão da 2ª vida da Certidão de Nascimento
Emissão, regularização e revisão do Título de Eleitor
Regulação da Central de Agendamentos de Cirurgias (CAC); do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) e de Consultas
Testes rápidos: Hepatite B e C, Sífilis, HIV
Atendimentos médicos: clínico Geral e ortopedista
Aferição de pressão arterial e de glicemia
Ônibus Justiça sobre Rodas atendendo aos monitorados e demais processos de regime aberto e semiaberto
PROJETO CIDADÃO: Ação ocorreu em uma escola no bairro Calafate em Rio Branco
Outros serviços
Já para os demais serviços, muita gente madrugou na fila. O pedreiro Antônio José disse que chegou na fila ainda na noite de quinta-feira (13). “Preciso tirar por motivo de viagem, vou viajar para fora e preciso do RG. Tinha uma viagem para o Peru e não consegui ir, porque até tenho RG, mas tá bem feio”, destacou.
Já Maria Maia chegou às 3h30 da madrugada e comemorou a ação porque levou serviços importantes para mais perto da comunidade. “Não saio de casa e aqui ficou mais fácil”, disse.
Moradora da Vila Betel, a aposentada Esmeralda Lima concorda que esse tipo de ação facilita muito para bairros que ficam mais distantes do Centro da capital.
“Fica mais fácil, porque a gente vai na OCA e lá é muita gente e é muito difícil, aqui eu achei mais fácil. Regiane Verçoza, secretária de programa do TJ-AC, disse que uma outra ação já tinha sido feita na escola, mas a demanda no local é bem grande.
“Aqui é uma população muito grande, tivemos outras vezes na escola, não conseguimos contemplar todo mundo e esse foi um compromisso que a desembargadora Eva Evangelista fez, de retornar para atender a população”, explicou.
Projeto Cidadão no Calafate levou diversos serviços para os moradores
Elisson Magalhães/TJ-AC
Colaborou Ana Paula Xavier, da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.