Mais de 200 animais são esperados na Cavalgada deste ano em Rio Branco


Órgãos montam plano de fiscalização contra maus-tratos. Cavalgada é dia 29 de julho e o evento abre a maior feira agropecuária do estado.
Mais de 200 animais são esperados na Cavalgada deste ano em Rio Branco
Mardilson Gomes/Secom/Arquivo
A Cavalgada é tradicionalmente a festa que abre todos os anos a maior feira de agronegócios e entretenimento do estado; a Expoacre, que começa no dia 29 de julho. Da Gameleira até o Parque de Exposições, são cerca de cinco quilômetros, esse é o percurso feito pelo público de várias formas, mas, principalmente, como o próprio nome sugere, com a presença de animais, especialmente cavalos.
Leia também:
A quase cinco meses da Expoacre, governo anuncia datas e shows de artistas nacionais; veja quem são
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) é um dos órgãos que ajudam a organizar essa festa. Alan Palu, chefe da divisão de defesa animal do Idaf, explica que orientações estão sendo dadas para que não haja problemas na participação dos animais.
“A gente sempre orienta nessa questão da Cavalgada, principalmente as questões do bem estar animal. Em toda cavalgada, deve-se iniciar com os cuidados ali no transporte de animais, eles têm que ser transportados em veículos adequados para os equídeos, tem que ver a questão da documentação no transporte desses animais. Além do transporte, o produtor tem que tomar cuidado com os equipamentos que vai utilizar, com as celas, os arreios, as embocaduras que vai ter que utilizar, evitar usar as esporas para não machucar o animal. Como o verão é muito quente, esses equinos têm que ficar no trajeto demarcado para eles, não pode ficar subindo em calçada, subindo em meio-fio, porque pode acabar se machucando e respeitar sempre o limite físico do animal”, destaca.
A expectativa é que cerca de 200 animais participem da Cavalgada e para garantir a integridade física deles, uma série de regras precisam ser seguidas. O Ministério Público Estadual (MP-AC) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente vão fazer essa fiscalização.
“O MP vai estar presente; a Secretaria de Meio Ambiente, prefeitura deve estar presente e, além disso, a Secretaria de Turismo contratou um médico veterinário, responsável técnico para esse tipo de evento, então vai tá presente durante a cavalgada a presença desse médico veterinário para garantir que sejam bem conduzidos”, garantiu Alan Palu.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.