Ponte Metálica deve ser interditada por prazo indeterminado em Rio Branco após laudo apontar corrosão na estrutura


A uma semana da Expoacre 2023, ponte será interditada novamente neste sábado (22) para revitalização. Veja como fica o trânsito para o Segundo Distrito da capital. Esta já é a terceira interdição da Ponte Metálica somente este ano em Rio Branco
Aldo França/Rede Amazônica
A Ponte Juscelino Kubistchek, conhecida como Ponte Metálica, que liga o 1º e 2º Distrito de Rio Branco, deve ser interditada por prazo indeterminado a partir deste sábado (22) para revitalização. A medida foi tomada após equipes do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) identificarem corrosão e desgate em alguns pontos da estrutura durante avaliação.
Segundo o governo do Estado, o Deracre apresentou um laudo técnico orientando sobre a necessidade de revitalização da estrutura, que foi construída há mais de 50 anos, e a suspensão de passagem de veículos e pedestres.
Com isso, foi assinada nesta sexta a ordem de serviço da obra. Apesar do anúncio, os projetos da obra ainda não estão concluídos e nem houve licitação para contratação da empresa que fará execução do serviço.
Conforme a divulgação do governo, logo que os projetos forem concluídos, será lançado o processo licitatório em caráter emergencial para que os serviços sejam iniciados o quanto antes. “O Deracre fez essa perícia e a conclusão resultou nesse laudo que aponta os cuidados que precisamos ter com a ponte e principalmente com a nossa população”, explicou ao governo o presidente do Deracre, Beto Murad.
Por conta da mudança, o trânsito no Centro de Rio Branco e acesso ao Segundo Distrito terá mudanças. Equipes do Departamento de Trânsito Estadual (Detran-AC) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) vão auxiliar os motoristas e pedestres na região. Veja como fica o trânsito abaixo.
A interdição da Ponte Metálica ocorre uma semana antes da Expoacre 2023, que ocorre no Segundo Distrito, e causa uma grande circulação de pessoas para essa região. No próximo sábado (29) será, inclusive, a abertura da feira agropecuária com a tradicional Cavalgada.
A concentração do desfile é feita no Calçadão da Gameleira, que fica próximo à Ponte Metálica.
Saiba como fica o trânsito
O Deracre informou que a organização do trânsito ficará sob a responsabilidade da RBTrans, em parceria com o Detran-AC. As autarquias decidiram que a Ponte Coronel Sebastião Dantas, chamada de Ponte de Concreto, vai funcionar no sentido de mão dupla.
Para isso, a Avenida Epaminondas Jácome, do trecho entre o Museu dos Povos Acreanos e a Praça da Bandeira, também vai funcionar em duplo sentido. Durante esse período, será permitido apenas a circulação de veículos pequenos, ambulâncias e ônibus de transporte coletivo.
Os veículos pesados, como caminhões, carretas e outros, devem fazer a travessia pela Quarta Ponte, que liga os bairros bairros Cadeia Velha e Seis de Agosto.
3ª interdição no ano
Entre o final de março e início de abril, a Ponte Metálica ficou 18 dias interditada por conta da cheia do Rio Acre e o acúmulo de balseiros embaixo da estrutura. Com a vazante do rio, equipes do Deracre iniciaram os reparos na pavimentação da ponte. Na ocasião, a Ponte de Concreto ficou funcionando em mão dupla.
Entre o final de março e início de abril, Ponte Metálica foi interditada por conta da enchente do Rio Acre
Eldérico Silva/Rede Amazônica
No dia 14 de abril, a ponte foi liberada para circulação de veículo e pedestres. Além da pavimentação, o local também passou por uma restauração na parte inferior da ponte.
Já no dia 17 do mesmo mês, a ponte teve tráfego interditado das 23h até às 6h do dia 18 para manutenções pontuais. Na época, o Detran-AC disse que a interrupção no tráfego foi em razão de manutenções na sinalização horizontal da ponte.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.