Cavalgada: Governo divulga horários e regras para evento tradicional que abre Expoacre 2023


Entre as normativas, destaca-se que veículos de tração animal não poderão transportar mais do que três pessoas, e que não se pode utilizar chicotes ou quaisquer instrumentos que possam ferir o animal. Evento que abre a feira agropecuária ocorre no próximo sábado (29). Desfile vai seguir até o estacionamento da Expoacre, segundo a organização
Aline Nascimento/G1
O Governo do Acre publicou nesta terça-feira (25), regras para a realização da Cavalgada 2023, evento que dá início à Expoacre, a maior feira agropecuária do estado.
Segundo a publicação, sancionada no Diário Oficial do Estado (DOE) pelo governador em exercício Luiz Gonzaga, o desfile começará com a saída às 9h, com parada, no tempo mínimo de 15 minutos, para o descanso dos animais às 10:30h e 11:30h, e o término e dispersão para o período de 13h ou 13h30.
LEIA TAMBÉM:
Governo e Acisa anunciam seis shows e três palcos alternativos para Expoacre 2023
Após prorrogação, vagas para casamento coletivo na Expoacre 2023 são preenchidas
De princesa a rainha: quem é Lohana Martins, escolhida para a realeza do Rodeio da Expoacre 2023
Além disto, veículos de tração animal não poderão transportar mais do que três pessoas. Antes de iniciar o desfile, a organização deverá identificar cavaleiros e comitiva, anotando nome e número de documentos de identidade, se possível, o nome do animal, responsabilizando-se, também, por colher tais dados durante o trajeto.
A lei também lista algumas proibições, tais como:
I – arremessar objetos nas vias públicas; e
II – utilizar esporas com rosetas pontiagudas, chicote ou qualquer outro instrumento que possa ferir o animal para incitar a cavalgadura.
O controle de fluxo de tráfego caberá à Polícia Militar (PM-AC), observando a autorização expedida pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) para a utilização de apenas meia pista das rodovias, primando pelo bem-estar dos animais e dos participantes, entre outras obrigações.
Também não poderão participar do desfile crianças menores de 12 anos desacompanhadas dos pais ou responsáveis, em obediência ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A concentração do desfile, assim como nas demais edições, será no Calçadão da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco, e começa às 6h do dia 29 de julho. De lá, os participantes caminham até o estacionamento do Parque de Exposições Wildy Viana, onde é realizada a Expoacre.
Inscrições prorrogadas
Os interessados em participar da Cavalgada 2023 que ainda não se inscreveram ganharam mais três dias para oficializar a participação no tradicional evento que abre a Expoacre. A comissão organizadora divulgou, nesta segunda-feira (24), que as inscrições seguem até sexta (28). Antes, o fim das inscrições era até esta terça (25).
As inscrições de animais e dos montadores podem ser feitas na sede da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo do Acre (Sete), que fica na Rua Floriano Peixoto, bairro Base, em Rio Branco. O horário de atendimento, que antes era das 8h ao meio-dia também, passou das 8h até às 15h.
Inscrições da Cavalgada 2023 seguem até sexta (28), véspera do evento
Aline Nascimento/G1
Após as inscrições, os donos deve assinar o termo de responsabilidade e ir até o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) apresentar os exames do animal e emitir a Guia de Transporte Animal (GTA).
Agora quem for participar do evento de caminhonete deve se inscrever na concessionária da marca do veículo e assinar um termo de compromisso.
A Expoacre começa dia 29 de julho e termina dia 6 de agosto na capital acreano. Este ano, a festa vai contar com as apresentações dos artistas Evoney Fernandes, Nattanzinho, pastor Lucas Agustinho, Mari Fernandes e Zé Vaqueiro, MC Kevin o Chris e dupla Zé Neto e Cristiano.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.