Único hospital infantil particular do Acre anuncia fim de contrato com a Unimed


Urgil anunciou que só vai atender beneficiários até o dia 24 de outubro. MP e Defensoria pública acompanham o caso. Urgil anunciou que vai encerrar contrato com a Unimed
Reprodução/Google Street View
O único Hospital de Urgência Infantil (Urgil), que funciona em Rio Branco, anunciou o fim do contrato com a prestadora do plano de saúde Unimed. Desta forma, a unidade só deve atender os beneficiários do plano até o dia 24 de outubro.
Leia também:
Unimed é cobrada sobre demora na construção de pronto atendimento infantil em Rio Branco
“A Unimed Rio Branco recebeu o pedido de descredenciamento do prestador Urgil na última sexta-feira [28] com prazo para encerramento dos atendimentos em 24 de outubro. A Unimed Rio Branco já está tomando as providências necessárias e garante que os beneficiários não ficarão desassistidos”, informou a Unimed.
A 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor, do Ministério Público do Acre (MP-AC), informou que vai apurar o cancelamento do contrato entre a Urgil e a Unimed.
O promotor de Justiça Dayan Moreira informou que pretende se reunir com os diretores do hospital nesta terça-feira (1) para tratar sobre o assunto. “Será apresentado o planejamento para garantir a continuidade dos atendimentos”, informou o promotor em nota.
A Defensoria Pública do Acre (DPE-AC) também disse que acompanha o caso e que a Unimed não apresentou alternativa para o atendimento.
“A Unimed ainda não possui um pronto atendimento próprio e não viabilizou outra alternativa eficiente e segura para o atendimento do público infanto-juvenil, informamos aos consumidores que tomaremos as providências cabíveis junto à prestadora, a fim de que os usuários do plano de saúde não sejam prejudicados com a falta de acesso aos serviços contratados”, diz a nota da Defensoria.
Construção de pronto atendimento infantil
No começo de julho, a Defensoria Pública do Acre (DPE-AC) encaminhou um ofício, pedindo explicações à Unimed sobre a demora na construção do pronto atendimento infantil em Rio Branco. A cobrança foi motivada por inúmeras tentativas da DPE-AC em ter acesso a esses esclarecimentos e também por reclamações de mães que procuraram o órgão.
Na época, a Unimed informou que os estudos e viabilidade ainda estão em andamento.
Na época, mães que têm plano de saúde com a prestadora buscaram a DPE-AC reclamando dos serviços ofertados na Urgil, único hospital infantil particular da capital que tem convênio com a Unimed. A unidade de saúde, inclusive, é alvo de uma ação civil pública impetrada pela DPE-AC no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-AC).
VÍDEOS: BDAC

Bookmark the permalink.