Datafolha: Marçal lidera entre bolsonaristas e eleitores de Tarcísio, Boulos atrai eleitores de Haddad, e Nunes pega fatias dos dois polos


Pesquisa foi realizada entre 3 e 4 de setembro e entrevistou 1.204 pessoas acima de 16 anos na capital. Margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Ricardo Nunes (MDB), Jair Bolsonaro (PL) e Pablo Marçal (PRTB)
André Bueno/Rede Câmara; Richard Lourenço/Rede Câmara; e Lívia Martins/g1
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5) mostra que Pablo Marçal (PRTB) lidera as intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo entre bolsonaristas e entre os eleitores de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O ex-coach atrai votos desse eleitorado mesmo com Ricardo Nunes (MDB) sendo apoiado formalmente tanto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto pelo governador de São Paulo.
Entre os eleitores que votaram em Tarcísio no segundo turno de 2022, 45% disseram que vão votar em Marçal, e 30% afirmaram que vão escolher Nunes.
Já entre os declarados bolsonaristas, 50% preferem Marçal na prefeitura, e 28% desejam manter o atual prefeito.
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) atrai votos dos petistas e dos eleitores de Fernando Haddad (PT), que também disputou o governo paulista em 2022.
Dos eleitores que votaram em Haddad, 46% disseram que vão escolher Boulos nesta corrida eleitoral; e 45% dos petistas declararam votos no candidato psolista, que tem apenas 1% dos votos vindos de bolsonaristas.
Já Ricardo Nunes não chega a ser o candidato preferido pelos dois polos políticos, mas, mesmo assim, consegue obter apoio considerável de ambos os lados.
O atual prefeito é escolhido por 30% dos eleitores que votaram em Tarcísio, 28% dos bolsonaristas, 18% dos petistas e 17% dos que optaram por Haddad em 2022.
Além disso, Nunes é apoiado por 19% dos que votaram em branco ou nulo para governador, percentual maior do que o apresentado por Marçal (8%) e Boulos (7%).

Indecisos
A pesquisa apontou que 41% dos eleitores da capita ainda estão indecisos em relação ao voto para prefeito, enquanto 59% estão totalmente decididos em quem votar. O levantamento mostra que os homens (65%) estão mais decididos do que as mulheres (54%).
A faixa etária mais decidida é a de 60 ou mais: 68% têm certeza de quem vai escolher como candidato. Por outro lado, os mais indecisos são os jovens de 16 a 24 anos: 64% dizem que ainda podem mudar o voto.
1º turno
No primeiro turno, a pesquisa mostra o mesmo cenário do levantamento anterior, com três candidatos tecnicamente empatados: Boulos (23%), Nunes (22%) e Marçal (22%). É a primeira pesquisa Datafolha após o início do horário eleitoral no rádio e na TV.
Em relação à edição anterior, Boulos manteve os mesmos 23%, Marçal oscilou de 21% para 22% e Nunes foi de 19% para 22%. As variações ficam dentro da margem de erro de 3 pontos.
Tabata Amaral (PSB) oscilou positivamente, de 8% para 9%, e José Luiz Datena (PSDB) oscilou negativamente de 10% para 7%. Os dois estão tecnicamente empatados.
2º turno
Nas simulações de 2º turno da eleição de São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) venceria Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB).
Num eventual embate entre Boulos e Marçal, o deputado federal ficaria à frente do ex-coach.
A pesquisa foi realizada entre 3 e 4 de setembro e entrevistou presencialmente 1.204 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número SP-03608/2024.

Bookmark the permalink.