Demissões por discriminação cresceram 11% no Vale do Paraíba em 2023


Dados do Tribunal Regional do Trabalho mostram o balanço de casos registrados nas varas de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Caçapava e Pindamonhangaba. Sede do TRT-15, em Campinas
Fernando Pacífico/g1
Dados do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região (TRT-15) mostram que o número de demissões por discriminação cresceu 11% no ano passado no Vale do Paraíba.
De acordo com o levantamento, foram 114 dispensas discriminatórias realizadas nas varas de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Caçapava e Pindamonhangaba entre janeiro e dezembro do ano passado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No mesmo período de 2022, o TRT-15 havia registrado um total de 103 dispensas por discriminação na região. Neste ano, até o mês de julho, haviam sido 85 casos registrados no Tribunal.
As dispensas discriminatórias acontecem quando um funcionário alega que foi demitido pelo empregador por aspectos pessoais e não profissionais.
As discriminações abrangem preconceitos por gênero, raça, idade, condição de saúde, orientação sexual e deficiência.
Nos últimos cinco anos, a região registrou um pico dos casos de dispensa discriminatória em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Na ocasião, foram 161 casos registrados no TRT-15.
Veja abaixo o número de casos por ano:
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Bookmark the permalink.