Artistas fazem tributo a João Donato na usina de arte que leva o nome dele no dia em que completaria 89 anos


“Dia Donato”, que celebra legado do artista, ocorre a partir das 16h desta quinta-feira (17). Programação gratuita inclui exibição de vídeos e apresentações culturais em Rio Branco. Show ocorre na Usina de Arte João Donato
Hannah Lydia/Agência de Notícias
‘Terremoto’. Este foi o adjetivo usado pela artista Camila Cabeça ao descrever o impacto do músico acreano João Donato, que morreu aos 88 anos. Em homenagem ao legado deixado por ele, ela e tantos outros artistas do estado organizam uma celebração de tributo que ocorre nesta quinta-feira (17), dia em que completaria 89 anos.
Donato morreu na madrugada do dia 17 de julho deste ano, no Rio de Janeiro. A passagem do artista repercutiu em todo o país e fez com que diversos artistas brasileiros lamentassem a morte do artista. Donato, inclusive, é o único acreano a ser detentor do prêmio Grammy Latino, considerado o “Oscar” da música.
LEIA MAIS:
Acre anuncia três dias de luto pela morte de João Donato: ‘planejava voltar ao Acre nos 90 anos’, diz FEM
João Donato voltou ao Acre em 2013 para comemorar 80 anos e dá nome a Usina de Arte na capital
Camila Cabeça, que também está à frente da organização do “Dia DoNato”, conta que a homenagem é gratuita e aberta ao público, com início às 16h. Na ocasião, diversos artistas locais se apresentam, cantando clássicos do artista.
“Donato é pulsante, é água pura […] temos uma energia de amor e de gratidão por essa criatura que foi um terremoto. Donato foi um terremoto, a partida foi muito sentida porque estão indo esses ícones. A importância no governo está em apoiar iniciativas assim, que falem da memória acreana, porque o Donato nunca deixou de dizer que era acreano.”, falou.
Dia do Nato: Usina de Arte em Rio Branco faz homenagem ao músico acreano João Donato
A programação também inclui uma sessão de vídeos sobre Donato, discotecagem, instalação temática e performances artísticas. Confira a programação abaixo:
16h – Cineclube: Exibição audiovisual: “João Donato, o gênio da simplicidade da música brasileira”, do Som do Vinil (24min), e “Um café lá em casa com João Donato e Nelson Faria”, do canal Um café lá em casa (28 min);
17h – Pátio: Performance terremoto;
17h30 – Escada ao ar livre: Discotecagem com Sérgio de Carvalho;
17h30 – Varadouro: Maracatu Pé Rachado;
17h30 – Escada teatro: Performance com Camila Cabeça e Maiara Rio Branco;
Com relação aos shows, que começam a partir das 19h, irão se apresentar músicos, intérpretes e até intervenção cênica. São eles:
Intérpretes:
Verônica Padrão
Abigail Sunamita
Yvana Pacífico
Saliza
Léia Lima
Dito Bruzugu
Lara Pontes
Anderson Liguth
Iana Sarquis
Pedro Lucas
Músicos:
James Fernandes
Nilton Bararu
Maiara Rio Branco
Paulinho Nobre
João Gabriel
Denilson Carneiro
Intervenção cênica:
Regina Maciel
Morte
O artista e músico acreano ficou conhecido por suas composições marcantes e por sua contribuição para a bossa-nova. Ele morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde.
Em 2013, João Donato voltou ao Acre para celebrar 80 anos de vida em grande estilo. Na época, o músico realizou um show especial intitulado “Donato e a Bossa que Vem do Acre”, encantando o público com sua musicalidade única e sua genialidade ao fundir ritmos brasileiros, afro-cubanos e jazz.
João Donato é o único acreano a ter o prêmio Grammy, considerado o “Oscar” da música
Reprodução/Getty Images
Ele nasceu em 17 de agosto de 1934 na capital acreana. Entre as composições de músico estão ‘Minha Saudade’, ‘Amazonas’, ‘Lugar Comum’, ‘Simples Carinho’, ‘Até Quem Sabe’ e ‘Nasci para Bailar’.
O nome de João Donato foi imortalizado na capital acreana. Em abril de 2006, a cidade de Rio Branco inaugurou a Usina de Arte João Donato, um importante centro cultural que oferece cursos de formação artística à população. A iniciativa foi batizada com o nome do ilustre músico, como uma homenagem ao seu talento e à sua contribuição para a música brasileira.
Luto
O governo do Acre decretou luto oficial de três dias pela morte de João Donato. Em nota, o governo do Acre relembrou que o músico fez sua primeira apresentação musical aos 7 anos na Rádio Difusora acreana, a Voz das Selvas.
“Pianista, maestro, arranjador, acordeonista, cantor e compositor, mestre João Donato foi um dos grandes nomes da Bossa Nova e da MPB. De personalidade desbravadora e modernidade precoce, cultuado como gênio no Brasil e no exterior manteve-se ativo e visionário, criando, a seu modo, clássicos futuros da música internacional até os últimos momentos dos seus 88 anos dedicados à música e à cultura brasileira. João Donato emprestou seu talento para a música brasileira, mas nunca esqueceu de suas origens amazônicas, do Acre, do tacacá e da Difusora”, disse a nota.
João Donato completaria 89 anos nesta quinta (17)
Reprodução/Globo
O multi-instrumentista e ícone da MPB acreano planejava voltar à sua cidade natal, Rio Branco, no ano que vem. A ideia, segundo Camila, era de fazer uma turnê em celebração aos 90 anos, que se encerraria em Rio Branco, seu local de origem.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.