Atendimentos do Projeto “Meu Pai Tem Nome” começam às 8h e terminam às 16h na sede da Defensoria Pública do Acre (DPE-AC) na Avenida Antônio da Rocha Viana, na capital acreana. Projeto Meu Pai Tem Nome terá mutirão de atendimento neste sábado (19)
Arquivo/Asscom DPE-AC
Para tentar reduzir o número de filhos sem o nome do pai na certidão de nascimento, a Defensoria Pública do Acre (DPE-AC) faz um mutirão de atendimentos neste sábado (19) na Avenida Antônio da Rocha Viana, em Rio Branco, onde funciona sede da instituição. A ação faz parte do Projeto Meu Pai Tem nome.
Por ser apenas um dia de ação, a DPE-AC abriu inscrições para 500 vagas e todas foram preenchidas. Os inscritos receberam ligações das equipes da DPE-AC informando o horário cada um será atendido. Os atendimentos iniciam às 8h e terminam às 16h.
“Abrimos para 500 pessoas e preenchemos todas. Estamos conferindo hoje [sexta-feira,18], marcamos o horário com as pessoas, combinamos a documentação e está tudo certo”, explicou o defensor Celso Araújo.
Ano passado, mais de 300 pessoas se inscreveram para o mutirão, contudo, cerca de 160 buscavam o atendimento específico de reconhecimento de paternidade.
As equipes vão atender a população em duas frentes:
Extrajudicial – com realização de exame de DNA, acordo de alimentos, reconhecimento de paternidade e maternidade e reconhecimento socioafetivo;
Judicial – investigação de paternidade acumulado com acordo de alimentos.
O mutirão é uma oportunidade também para as pessoas tirarem dúvidas sobre a campanha. Pessoas que já têm vínculo com padrasto ou madrastas podem ter o nome deles na certidão de nascimento.
Pais ausentes
Conforme dados do Portal de Registros Civis, entre janeiro e agosto, o Acre tem um total de 9.855 nascimentos. Destes,1.228 estão sem o nome do pai na certidão de nascimento, que representa mais de 12% dos nascidos.
Já dos últimos 8 anos, das 123.521 crianças que nasceram no estado acreano, 11.763 não foram registradas apenas mãe.
Reveja os telejornais do Acre
Mutirão de reconhecimento de paternidade deve atender 500 pessoas neste sábado (19) em Rio Branco
Bookmark the permalink.