Mutirão de reconhecimento de paternidade deve atender 500 pessoas neste sábado (19) em Rio Branco


Atendimentos do Projeto “Meu Pai Tem Nome” começam às 8h e terminam às 16h na sede da Defensoria Pública do Acre (DPE-AC) na Avenida Antônio da Rocha Viana, na capital acreana. Projeto Meu Pai Tem Nome terá mutirão de atendimento neste sábado (19)
Arquivo/Asscom DPE-AC
Para tentar reduzir o número de filhos sem o nome do pai na certidão de nascimento, a Defensoria Pública do Acre (DPE-AC) faz um mutirão de atendimentos neste sábado (19) na Avenida Antônio da Rocha Viana, em Rio Branco, onde funciona sede da instituição. A ação faz parte do Projeto Meu Pai Tem nome.
Por ser apenas um dia de ação, a DPE-AC abriu inscrições para 500 vagas e todas foram preenchidas. Os inscritos receberam ligações das equipes da DPE-AC informando o horário cada um será atendido. Os atendimentos iniciam às 8h e terminam às 16h.
“Abrimos para 500 pessoas e preenchemos todas. Estamos conferindo hoje [sexta-feira,18], marcamos o horário com as pessoas, combinamos a documentação e está tudo certo”, explicou o defensor Celso Araújo.
Ano passado, mais de 300 pessoas se inscreveram para o mutirão, contudo, cerca de 160 buscavam o atendimento específico de reconhecimento de paternidade.
As equipes vão atender a população em duas frentes:
Extrajudicial – com realização de exame de DNA, acordo de alimentos, reconhecimento de paternidade e maternidade e reconhecimento socioafetivo;
Judicial – investigação de paternidade acumulado com acordo de alimentos.
O mutirão é uma oportunidade também para as pessoas tirarem dúvidas sobre a campanha. Pessoas que já têm vínculo com padrasto ou madrastas podem ter o nome deles na certidão de nascimento.
Pais ausentes
Conforme dados do Portal de Registros Civis, entre janeiro e agosto, o Acre tem um total de 9.855 nascimentos. Destes,1.228 estão sem o nome do pai na certidão de nascimento, que representa mais de 12% dos nascidos.
Já dos últimos 8 anos, das 123.521 crianças que nasceram no estado acreano, 11.763 não foram registradas apenas mãe.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.