Acre registra temperaturas acima da média em agosto e forte calor gera memes na internet


Especialista diz que temperaturas têm ficado acima da média principalmente no período da tarde, o que é comum para esta época do ano. Previsões para a terça-feira (22) apontam que o calor pode chegar a 38 graus no estado. Dias têm sido secos e de muito sol no Acre em agosto
Luana Dourado/Arquivo pessoal
É de praxe: os meses que seguem o período chuvoso no Acre sempre registram altas temperaturas que só crescem com o passar dos meses. “É um sol pra cada um”, como costuma dizer o ditado acreano. Em agosto de 2023, não tem sido diferente.
Leia mais
Brasil enfrenta onda de calor e pode ter recordes de temperatura em pleno inverno; previsão vai até 40°C
Em cinco dias, nível do Rio Acre desce 13 centímetros e volta a ficar abaixo dos 2 metros na capital
Com risco de seca severa, operação com carros-pipas deve distribuir 25 milhões de litros de água potável em Rio Branco
Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o mês já começou com temperaturas de até 37ºC no Alto Acre, que compreende os municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri.
Já nesta semana, as previsões seguiram altas, com máximas de 33ºC no domingo (20) na maioria das regionais do estado. Na segunda-feira (21), uma massa de ar seca favoreceu a formação de poucas nuvens, e as previsões seguiram altas, subindo para 36ºC.
Mas o calor que já era intenso deve se superar nesta terça-feira (22). A previsão do Sipam é que, no Alto Acre, as temperaturas oscilem entre 22°C 38ºC. Nas demais regiões, as temperaturas podem chegar até 37ºC.
O meteorologista Alejandro Fonseca explica que, de fato, as temperaturas têm ficado acima da média da região, principalmente no período da tarde. Com isso é possível que elas alcancem a marca dos 38ºC. Na capital, segundo o Inmet, a marca dos 35ºC pode ser alcançada.
Memes enchem a timeline dos acreanos
Reprodução/Metas de Acreanos
“As temperaturas máximas, em alguns dias deste mês de agosto, têm estado acima do valor médio que está entre 32ºC e 33 ºC, para as temperaturas máximas, que acontecem durante a tarde”, diz Fonseca.
Porém, ainda conforme o especialista, o aumento é comum do “verão amazônico”, e não necessariamente tem ligação com o fenômeno El Niño, que aumenta temperaturas das águas do Oceano Pacífico Equatorial, o que afeta boa parte do planeta.
“Não podemos dizer, porque estamos no verão amazônico, que normalmente é seco e esquenta. Altas temperaturas durante as tardes e madrugadas, algumas frescas. Em alguns outros anos as máximas alcançaram valores de 38°C”, ressalta.
‘E nem é meme’
Páginas acreanas na internet brincam com calor intenso
Com ou sem El Niño, o acreano faz graça do calor, enquanto não consegue escapar dele. Nas redes sociais, páginas relatam, com o exagero de costume, o aumento das temperaturas.
Em um vídeo da página Desacreditados, um rapaz aparece “em chamas”, dizendo ser assim que o acreano tem se sentido , ao som de uma música religiosa que pede misericórdia. A mesma página também publicou uma imagem da capital acreana à noite, mas com uma imagem do sol sobreposta. “Acre 8h da noite”, diz a postagem.
Nem à noite o calor tem amenizado no Acre
Reprodução
Nos comentários, o público também faz questão de ressaltar as altas temperaturas, concordando com as brincadeiras. “E nem é meme”, diz um comentário.
Nos comentários, público entra nas piadas sobre o calor no Acre
Reprodução
E os doguinhos também sentem o calorão. A página Meme Acre publicou um vídeo que mostra um cachorro se refrescando nas águas do Rio Acre. “Enquanto isso no Rio Acre, nem o cachorro tá aguentando o calor”, diz a legenda.
Cachorro de refresca nas águas do Rio Acre
Onda de calor no país
Uma onda de calor prevista para atuar ao menos até sábado (26) tem potencial para provocar recordes de temperatura em pleno inverno no Brasil. De acordo com a análise dos meteorologistas, o calor que o país vai enfrentar nesta 3ª semana de agosto é mais comum de ser registrado em setembro e outubro.
A partir desta terça-feira (22), de acordo com o Climatempo, os termômetros sobem devido a uma grande massa de ar quente e seco que cobre grande parte do Brasil.
É verdade que o inverno de 2023 já foi marcado por altas temperaturas em algumas regiões, mas agora o destaque da previsão é que a elevação dos termômetros vai ocorrer simultaneamente em vários estados de diferentes regiões e com valores ainda mais altos.
Durante os 21 primeiros dias do mês já foram observados picos de calor pelo Brasil. Em Cuiabá, no dia 10, os termômetros marcaram 40,4°C, estabelecendo o mais novo recorde de calor do ano no país, de acordo com medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A média de temperatura para a região no mês é de 34,7°C.
As regiões que mais devem sentir a elevação das temperaturas são o Sudeste e o Centro-oeste, com máximas perto ou acima de 40ºC em vários pontos. Veja abaixo:
Em São Paulo, o pico do calor deve acontecer entre quarta-feira (23) e quinta-feira (24), quando as máximas devem oscilar entre 32°C e 34°C.
Já o Rio Grande do Sul deve ter máximas entre 32°C e 34°C em vários pontos do estado.
No Rio de Janeiro, são esperadas máximas à tarde de 36°C a 39°C em muitas cidades, especialmente perto da costa, segundo o serviço de meteorologia MetSul.
Para o Triângulo Mineiro, estão previstas máximas de 37°C a 40°C durante a tarde de quarta-feira (23).
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.