PL sugere implantação de educação financeira na rede estadual de ensino do Acre


Proposta foi apresentada na Aleac nessa quarta-feira (3) pelo deputado Eduardo Ribeiro. Ideia é que tema seja tratado por meio de um programa dentro das escolas públicas, com conteúdo prático e jogos lúdicos. PL sugere implantação de educação financeira na rede estadual de ensino do Acre
Mardilson Gomes/SEE
Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nessa quarta-feira (3) sugere a implementação de um programa de educação financeira nas escolas da rede pública do Acre.
O PL é de autoria do deputado Eduardo Ribeiro (PSD). A ideia é que os conceitos básicas sobre educação financeira sejam transmitidos às crianças, adolescentes e jovens por meio de conteúdo prático, brincadeiras e jogos lúdico e interativo.
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Ao g1, o deputado destacou que no Acre milhares de pessoas estão endividadas e que a educação financeira vai ajudar os alunos a desenvolverem habilidades financeiras básicas que vão ser importantes para suas vidas futuras, independentemente de suas escolhas de carreira.
Conforme levantamento divulgado pela Serasa Experian em janeiro deste ano, até o mês de dezembro de 2022, cerca de 270,4 mil pessoas estavam inadimplentes no Acre.
“Sugerimos a criação de um programa de educação financeira nas escolas da rede estadual de ensino, como é feito o Proerd, que é um programa importante para questão da redução da violência. A ideia é que, desde criança, os alunos possam obter esses conhecimentos e, assim, contribuir com sua família e com seu próprio futuro, sabendo da importância de ter uma saúde financeira”, disse o deputado.
Conforme o PL, o programa deve:
trabalhar conceitos de finanças pessoais, classificação de gastos: receitas e despesas, trabalhos com orçamento familiar, balanço positivo e negativo e suas consequências, reconhecimento dos diferentes meios de pagamentos disponíveis;
discutir ações sobre princípios que envolvam consumo e descartes conscientes de itens de uso, utilização responsável de linhas de crédito, economizar para o futuro com foco na formação de patrimônio por meio de compras conscientes;
desenvolver habilidades a fim de que as crianças possam reconhecer as suas prioridades dentro de uma determinada escala, trabalhar com o planejamento de metas e ações, estruturação de atividades com foco em criação de fundo de reservas, habilidades básicas para entendimento sobre os cálculos de juros;
trabalhar ações que valorizem a força do trabalho, com o intuito de alcançar a independência financeira.
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