Programação do Dia da Árvore tem ações de educação ambiental, trilha ecológica e visita a viveiro em Rio Branco


Secretaria municipal do Meio Ambiente tem programação durante todo o mês em creches e no CRAS Novo Horizonte. Gestora de educação ambiental ressalta reflorestamento de áreas de proteção permanente e ampliação de áreas verdes na capital acreana. Em creches de Rio Branco, peça teatral “As Palhaças Ambientais” trata sobre preservação de árvores
Davi Marques/Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal
O mês de setembro conta com datas comemorativas que chamam atenção para o cuidado com o meio ambiente. Na primeira semana, é celebrado o Dia da Amazônia, no dia 5. Já esta quinta-feira (21), é marcada pelo Dia da Árvore. Para comemorar essa data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia) está com uma programação especial ao longo de todo o mês.
Leia mais
MP apura se palmeiras plantadas na Via Chico Mendes vão ser retiradas durante obras de revitalização em Rio Branco
Secretaria de Meio Ambiente explica poda de árvores no Parque da Maternidade: ‘conter praga’
Rio Branco cria regras para compensação ambiental por impactos com corte e poda de árvores
As atividades acontecem em creches da capital acreana, com a apresentação da peça teatral “As Palhaças Ambientais”, que trata da importância do plantio e da preservação de árvores.
Além da educação ambiental, a programação vai contar com uma ação para idosos atendidos no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Novo Horizonte, com trilha ecológica e visita ao viveiro de produção de mudas do Horto Florestal nesta sexta-feira (22).
A gestora de Educação Ambiental da Semeia, Luzimar Oliveira, ressalta que as atividades têm o objetivo de conscientizar sobre a importância da vegetação e da preservação do meio ambiente de forma geral.
Luzimar também ressalta que a pasta tem seguido um plano de reflorestamento em Áreas de Preservação Permanente (APPs) da capital, que somam 12 hectares ao todo. Segundo ela, 9 hectares foram plantados em 2022, com duas mil mudas.
“Em 2022, realizamos o plantio de 9 hectares em Área de Preservação Permanente, com o plantio de duas mil mudas. Este ano está previsto o plantio de mais cinco mil mudas”, destaca.
Idosos atendidos pelo CRAS Novo Horizonte farão trilha ecológica no Horto Florestal
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Retirada de palmeiras imperiais
No último dia 12, imagens da derrubada de palmeiras imperiais na Via Chico Mendes, em Rio Branco, geraram revolta na população. Um vídeo, gravado por populares, que viralizou nas redes sociais, mostra equipes da prefeitura retirando as árvores.
Após as imagens viralizarem, o Ministério Público do Acre (MP-AC), divulgou que vai enviar um ofício à Prefeitura de Rio Branco pedindo informações sobre a retirada da árvore.
Em nota, a Prefeitura de Rio Branco explicou que a derrubada se deu por conta das condições em que as árvores se encontram. Equipes da gestão fizeram um levantamento e acompanhamento de mais de 100 palmeiras plantadas na avenida.
Durante a fiscalização, os servidores teriam identificados cupins em algumas e também uma praga chamada broca-do-olho-das-palmeiras. “A supressão dessas palmeiras está sendo substituída por outras no local. Quem passa pela Avenida Chico Mendes consegue observar que tem várias palmeiras plantadas, inclusive, estão sendo plantadas mais palmeiras do que já tinha anteriormente”, explicou o secretário de Meio Ambiente (Semeia), Carlos Nasserala.
Em meio à polêmica, a gestora diz que a secretaria também tem o objetivo de ampliar a arborização na capital e ampliar as áreas verdes na zona urbana como forma de amenizar as altas temperaturas dessa época do ano.
“A Semeia tem desenvolvido um trabalho de manutenção das áreas verdes do município, implantação de arborização em vias e praças e áreas verdes, bem como o estudo para a criação de novas áreas”, finaliza.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.