‘Círio Cidadão’ levou serviços durante todo o sábado (23) para a comunidade na Catedral em Rio Branco


Expectativa era atender até 1,3 mil pessoas nesse sábado (23) durante ação com parceria do MP, Sesacre, Receta Federal, Energisa, Fundação Garibaldi Brasil, entre outros. Balanço de atendimento ainda não foi fechado. Público teve acesso a diversos serviços em uma tenda montada na Avenida Brasil, ao lado da Catedral Nossa Senhora de Nazaré
Arquivo/Catedral Nossa Senhora de Nazaré
Olhar para necessidade do próximo, se colocar a serviço do outro e auxiliar em suas necessidades. Com esse objetivo, voluntários, parceiros e equipes da Catedral de Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco, ofereceram diversos serviços nesse sábado (23) em uma tenda montada na Avenida Brasil, no Centro, para comunidade da capital acreana.
A expectativa era atender até 1,3 mil pessoas, mas levantamento total dos atendimentos ainda não foi concluído.
Equipes do Ministério Público Estadual (MP-AC), com os serviços do MP na Comunidade, Secretaria de Saúde (Sesacre), Secretaria da Mulher, Energisa, Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Defensoria Pública Estadual (DPE-AC), voluntários e da catedral participaram da ação, que iniciou às 8h e terminou às 14h.
O reitor da Catedral de Nossa Senhora de Nazaré, padre Manoel Costa, explicou que a ação social faz parte da programação do Círio de Nazaré, que iniciou em junho e segue até 8 de outubro. O tema do círio este ano é: ‘Maria, Discípula na fé e no serviço’.
“O Círio de Nazaré é organizado sob três aspectos, que são: social, cultural e a religiosa. Esse foi o aspecto social e desde ano passado fizemos uma parceria com o Ministério Público por meio do MP na Comunidade. O Círio Social é esse grande dia em que a Diocese de Rio Branco, junto com o Ministério Público e toda rede de parceiro do órgão e outros parceiros que a rede convida, faz esse um dia de serviço ao irmão, ao próximo”, destacou.
Vacinação, regulação de cirurgias, agendamento de consultas, testes rápidos, atendimentos médicos, entre outros, foram disponibilizados por servidores da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre). Médicos voluntários também estiveram no local para atender os moradores.
Fundhacre fez regulação de cirurgias, agendamento de consultas e outros serviços de saúde
Arquivo/ Catedral Nossa Senhora de Nazaré
“Essa parte médica foi muito boa, a Fundação Hospitalar esteve conosco e alguns médicos voluntários. Tivemos a Polícia Civil, o Hospital do Amor, a Secretaria Estadual da Mulher, o MP com todos os serviços de atendimento à mulher, ao refugiado, ao imigrante, tivemos a Energisa”, complementou.
Enquanto eram atendidos, os moradores puderam assistir e participar de atividades recreativas desenvolvidas pela FGB.
“Apesar de quente, foi um dia muito agradável para estarmos juntos e de poder oferecer um serviço tão necessário para os que mais precisam. Está acontecendo a visita com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nas famílias, desde o início de agosto, e agora nas instituições. Essa semana iremos ao Ministério Público, na Fundação Hospitalar, em algumas secretarias do governo e até o dia 8 de outubro vai continuar visitando”, concluiu.
Ação social teve o MP, Energisa, Sesacre, DPE-AC, Fundação Garibaldi Brasil e outros parceiros
Arquivo/ Catedral Nossa Senhora de Nazaré
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.