DEL Turismo: programa apresenta diagnóstico do setor em Rio Branco


Análise apresentada nesta segunda-feira (25) aponta que pandemia de Covid-19 prejudicou setor. Com implementação da DEL Turismo, objetivo é trazer turistas para conhecer a região. DEL Turismo: programa apresentou situação do turismo no Acre no período de pós-pandemia de Covid-19
Asscom/Fórum de Desenvolvimento do Acre
O programa DEL Turismo, desenvolvido pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, teve um novo desdobramento nesta segunda-feira (25): foi apresentada, durante uma reunião técnica, um diagnóstico acerca do turismo na capital.
De acordo com o turismólogo Estácio Guimarães, foi feito um mapeamento para retratar como se encontra o cenário turístico da capital acreana. Com base nesse levantamento, será possível pensar nas maneiras de trabalhar o mapa estratégico do município.
“A gente tem uma configuração daquilo que precisa ser mais potencializado, daquilo que precisa ser redirecionado e mais do que isso a gente consegue ter com isso um retrato vivo de como o turismo esta sendo visto e desenvolvido dentro do município”, complementou.
Ele disse ainda que, neste período de pós-pandemia, o cenário do turismo está sendo reconfigurado no estado.
“A análise é feita sob dois momentos, a gente faz um estudo de todos os dados que o IBGE e o Caged disponibilizam e, em cima disso, a gente começa a trabalhar a questão de uma entrevista guiada, na qual a gente consegue ver sob seis perspectivas o turismo sendo desenvolvido, que vai desde a questão da gestão do destino, passando pela natureza, pela cultura e finalizamos com os modelos de negócio existentes no município”, disse.
Diversas autoridades, setores de hotelaria e membros da Amac também participaram do evento
Asscom/Fórum de Desenvolvimento do Acre
A coordenadora do Fórum, Tíssia Veloso, falou que o objetivo é buscar o desenvolvimento do estado, que acabou sendo prejudicado no período de pandemia. Segundo ela, o Fórum recebeu uma capacitação para poder implementar o programa DEL Turismo em municípios do interior e, agora, na capital por meio do etnoturismo e turismo religioso, por exemplo.
“Realizamos 90 entrevistas com o trade turístico, e estamos apresentando neste momento o que a população vê do turismo, o que o município precisa melhorar, quais são os desafios, perspectivas, o que a gente consegue buscar, e isso vai traçar nosso trabalho para construirmos, junto com o Conselho Municipal de Turismo, o mapa estratégico do turismo de Rio Branco”, disse.
DEL Turismo
O programa é desenvolvido pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre e a capital aderiu ao projeto no dia 23 de agosto. O objetivo é desenvolver o turismo local por meio de estratégias sustentáveis e de longo prazo.
O primeiro município a implantar a iniciativa foi Epitaciolândia, em 2022, e atualmente trabalha com as Câmaras Técnicas de Cultura e Educação e de Sustentabilidade.
Rio Branco passa a ser primeira capital do país a aderir ao DEL Turismo
Arquivo/Fórum de Desenvolvimento do Acre
Em janeiro de 2023, aconteceu a adesão dos municípios de Xapuri e Assis Brasil. Em Xapuri, os trabalhos são desenvolvidos pelas Câmaras Técnicas de Qualificação e Cultura e de Turismo e Sustentabilidade. E em Assis Brasil, as Câmaras Técnicas são as de Qualificação e Destino Harmônico e de Turismo e Sustentabilidade.
Agora, o Programa DEL Turismo chega em Rio Branco para trabalhar em conjunto com as entidades públicas, privadas e a sociedade civil organizada, que unem esforços para o desenvolvimento do turismo sustentável na capital. Com a adoção, Rio Branco se torna a primeira capital do Brasil a trabalhar com o DEL Turismo.
Amazônia que eu Quero
Concebido em 2019, o ‘Programa Amazônia Que eu Quero’ é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e Grupo Rede Amazônica (GRAM), que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população em câmaras temáticas.
O tema escolhido para edição de 2023 é “Educar para desenvolver e proteger” e as câmaras temáticas que estão sendo trabalhadas são educação, conectividade e turismo.
DEL Turismo: programa apresenta Análise Situacional do Turismo de Rio Branco
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.