MP na Comunidade: 1,5 mil atendimentos foram realizados em ação no Círio Cidadão em Rio Branco


Edição especial do programa ocorreu no sábado (23), na Catedral Nossa Senhora de Nazaré. Expectativa foi superada em 200 atendimentos. Fundhacre fez regulação de cirurgias, agendamento de consultas e outros serviços de saúde
Arquivo/ Catedral Nossa Senhora de Nazaré
Cerca de 1,5 mil pessoas foram atendidas na edição especial do programa MP na Comunidade no último sábado (23), em Rio Branco. A ação ocorreu na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no centro da capital acreana.
A edição especial do MP na Comunidade fez parte da programação do “Círio Cidadão”, uma iniciativa da Diocese de Rio Branco voltada para a realização de ações solidárias. A expectativa era atender 1,3 mil pessoas.
LEIA MAIS:
‘Círio Cidadão’ levou serviços durante todo o sábado (23) para a comunidade na Catedral em Rio Branco
Além das atividades regulares do programa, o MPAC também distribuiu 250 kits de higiene pessoal para a população em situação de vulnerabilidade social. Os kits resultaram de uma campanha solidária interna promovida pela instituição.
Equipes do Ministério Público Estadual (MP-AC), com os serviços do MP na Comunidade, Secretaria de Saúde (Sesacre), Secretaria da Mulher, Energisa, Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Defensoria Pública Estadual (DPE-AC), voluntários e da catedral participaram da ação, que iniciou às 8h e terminou às 14h.
O reitor da Catedral de Nossa Senhora de Nazaré, padre Manoel Costa, explicou no sábado que a ação social fez parte da programação do Círio de Nazaré, que iniciou em junho e segue até 8 de outubro. O tema do círio este ano é: ‘Maria, Discípula na fé e no serviço’.
“O Círio de Nazaré é organizado sob três aspectos, que são: social, cultural e a religiosa. Esse foi o aspecto social e desde ano passado fizemos uma parceria com o Ministério Público por meio do MP na Comunidade. O Círio Social é esse grande dia em que a Diocese de Rio Branco, junto com o Ministério Público e toda rede de parceiro do órgão e outros parceiros que a rede convida, faz esse um dia de serviço ao irmão, ao próximo”, destacou.
Vacinação, regulação de cirurgias, agendamento de consultas, testes rápidos, atendimentos médicos, entre outros, foram disponibilizados por servidores da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre). Médicos voluntários também estiveram no local para atender os moradores.
Além disto, a população teve acesso a outros serviços como:
Emissão de carteira de identidade e CPF;
Coleta de doações de sangue;
Renegociação de dívidas de energia elétrica;
Atendimento psicológico;
Prevenção do câncer de boca;
Atendimento psicossocial relacionado a questões de drogas, pessoas em situação de rua e saúde mental, proporcionado pelo Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera);
Assistência aos cidadãos e vítimas e violência, com foco especial nas mulheres, atendidos pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e Centro de Atendimento à Vítima (CAV).
O MPAC também esteve presente com a Ouvidoria-Geral, o Centro de Especialidades em Saúde (CES) e o Observatório de Violência de Gênero (OBSGênero). As equipes foram coordenadas pelo promotor de Justiça Dayan Moreira Albuquerque, que é o coordenador operacional do MP na Comunidade.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.