VÍDEO: Com nível baixo, morador atravessa trecho do Rio Tarauacá de carro em cidade do AC


Defesa Civil de Jordão não sabe ao certo a medição do manancial no município por conta de problemas na régua. Manutenção no instrumento deve ser feita no início de outubro. Com baixo nível, caminhonete atravessa Rio Tarauacá em Jordão | Vídeo: Kézio Araújo
Um vídeo onde um carro atravessa o Rio Tarauacá, que corta o município de Jordão, no interior do Acre, circula nas redes sociais nesta quinta-feira (28).
Nas imagens acima, é possível ver que é possível, de fato, andar de uma ponta a outra sem muita dificuldade.
LEIA TAMBÉM:
Com intensa estiagem, pelo menos 17 mil pessoas já foram afetadas por desabastecimento de água em Rio Branco
O g1 procurou a Defesa Civil do município para entender qual a real situação do manancial. A coordenadora Maria José Feitoza disse que, em razão de a régua milimétrica estar parada por falta de manutenção, não é possível precisar, no momento, o nível atual do manancial. Contudo, ela estima que esteja entre 1,5 e 1,6 metro.
“Do ano passado para esse ano, o nível do rio ficou muito mais baixo. No ano passado, [as embarcações] conseguiam chegar com o barco com até 1,5 mil quilos. Esse ano, só com 500 quilos”, comentou.
Além do Rio Tarauacá, o município também é cortado pelo Rio Jordão.
Caminhonete atravessa Rio Tarauacá, em Jordão
Kézio Araújo/Arquivo pessoal
O agente de saúde indígena Orleir Kaxinawa, da aldeia Sacado Rio Jordão, disse que com o nível baixo do manancial, o trajeto da aldeia até à cidade de Jordão dura 24 horas.
“Quando [está] esse tempo e o rio está muito seco, a gente vem da aldeia até chegar aqui no município e vê que [o rio] está muito raso. Quando chega a ter água, eu gasto só meio dia [12 horas] para chegar na aldeia. Hoje tá gastando um dia”, complementou.
O ex-prefeito de Jordão, Elson Farias, que é o homem que dirige a caminhonete que atravessa o rio, relatou a situação como preocupante.
“Jamais eu tinha observado, durante meu tempo de vida, o rio raso dessa forma. Isso tem dificultado a vida do povo jordanense, dificultado a navegação, causando um grande transtorno de se trazer mercadorias para abastecer o mercado local”, falou.
Régua do rio em Jordão
Sobre a manutenção do instrumento de medida, Maria José disse que a Defesa Civil Estadual não conseguiu ir antes por conta da logística dos voos, mas que estão com agenda marcada para a localidade no dia 10 de outubro. Jordão é um dos municípios acreanos onde só é possível ir de barco ou de avião.
Apesar de o nível do rio estar muito baixo, o local mostrado pelo vídeo é um ambiente de praia. De acordo com o órgão, há pontos mais fundos do manancial, onde circulam as embarcações. “Se observarmos o vídeo, o veículo trafega na frente, de uma ponta a outra, é não de um lado ao outro”, disse.
Estiagem em Rio Branco
Em meio à intensa estiagem, pelo menos 17 mil pessoas já foram afetadas pelo desabastecimento de água em Rio Branco. A estimativa é da Defesa Civil Municipal, responsável pela Operação Estiagem, que já atendeu 4 mil famílias em 27 comunidades nas zonas urbana e rural da capital acreana. Porém, segundo o coordenador Coronel Cláudio Falcão, o número pode ser ainda maior.
Além do aumento na duração do prazo da operação, que havia sido definido pela Defesa Civil no início do ano, Falcão explica que a ampliação da capacidade operacional está entre as medidas abrangidas pelo decreto de situação de emergência, assinado pelo prefeito Tião Bocalom nessa quarta-feira (27).
O decreto tem como base os baixos níveis registrados no Rio Acre na capital, além de um parecer da Defesa Civil que também citou a baixa umidade do ar, o aumento de doenças respiratórias e prejuízos de produtores rurais com o desabastecimento.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.