Moradores voltam a ter casas alagadas após fortes chuvas e fecham rua em protesto em Rio Branco


Grupo fechou rua principal do bairro Sobral nesta segunda-feira (8) pedindo providências por parte do poder público. Moradores voltam a ter casas alagadas após fortes chuvas e fecham rua em protesto em Rio Branco
Arquivo pessoal
Mais uma vez moradores de bairros de Rio Branco tiveram as casas e ruas alagadas após as fortes chuvas que atingiram a capital neste final de semana. Cobrando providências por parte do poder público, um grupo fechou a rua principal do bairro Sobral nesta segunda-feira (8) com pedaços de madeira e pneus.
Segundo eles, depois da forte chuva que caiu na sexta-feira (5) e sábado (6), várias casas foram novamente atingidas pelas águas da enxurrada. No final de março e início de abril, Rio Branco passou pela terceira maior enchente da história e milhares de famílias foram afetadas.
Leia também:
Seis vezes acima dos 17 metros: veja as maiores enchentes da história de Rio Branco desde 1971
Mais de 500 imóveis em áreas de risco de Rio Branco devem ficar inabitáveis, estima Defesa Civil
Com enchente e fortes chuvas, mais de 100 casas desmoronaram ou estão inabitáveis em Rio Branco
Dados da Defesa Civil Municipal apontam que, entre sexta e as primeiras horas desta segunda (8), choveu pouco mais de 90 milímetros na capital acreana, o que corresponde a 87,5% do esperado para todo o mês de maio, que é de 102,8 mm.
Mais uma vez moradores de bairros de Rio Branco tiveram as casas alagadas após chuvas
No caso dos moradores da Baixada da Sobral, eles pedem a construção de galerias para escoar a água. Marcelo Cordeiro, de 38 anos, mora no bairro João Paulo 2 há cerca de 16 anos e disse que a situação tem piorado.
“Toda vez que dá uma chuva de no máximo 30 minutos, já alaga, porque a galeria não suporta a quantidade de água. Além disso, toda sujeira da ETA vem para um igarapé aqui na região, então o igarapé foi assoreando, e aí agora toda vez causa esses transtornos. A água entra nas casas e as vezes não dá tempo de tirar nada, quando começa a chover tem que suspender todas as coisas. Tem que fazer uma galeria que suporte a quantidade de água que desce”, disse o morador.
Mais uma vez moradores de bairros de Rio Branco tiveram as casas e ruas alagadas após as fortes chuvas
Reprodução
Ruas do bairro Aeroporto Velho também ficaram com pontos de alagamento após a chuva do final de semana. Os moradores dizem que após a enchente, os esgotos ficaram obstruídos.
O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão informou que foram atendidas ocorrências nos bairros Isaura Parente, Vila Ivonete, Carandá e Bosque de pontos de alagamento. Além disso, pelo menos, mais seis bairros também foram atingidos pela enxurrada do final de semana.
“Uma das regiões bem castigadas após essas chuvas foi do bairro Vila Ivonete, onde a água entrou no comércio, casas e as ruas ficaram com bastante água. Isso tem acontecido nesses bairros porque, após a enxurrada forte de março e alagação, a drenagem ficou totalmente obstruída. Foi feito todo trabalho de limpeza dos bairros e agora a prefeitura está sendo feito a desobstrução da drenagem”, disse Falcão.
A prefeitura lembrou que muitos bairros foram atingidos pela enchente e disse que existe o problema de lixo jogado nas ruas e igarapés. A gestão afirmou que já tomou providências para confeccionar novas galerias, uma vez que as que existem, segundo a prefeitura, são muito estreitas e causam entupimento. A Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade foi acionada para fazer limpeza em todo o canal.
“Tiramos dos esgotos e bueiros geladeiras, fogões, restos de carro, garrafas pets, tampas de vaso sanitário. A prefeitura está fazendo sua parte, mas é necessário que a população se conscientize e coloque lixo no lixo”, disse em nota.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.