Para combater analfabetismo, governo do AC lança comitê estratégico e oficializa programa educacional


Comitê Estratégico e programa Alfabetiza Acre buscam recuperar prejuízos à educação causados pela pandemia. De acordo com secretário, objetivo é garantir que crianças recebam o devido letramento, mas também que adultos e idosos não sejam deixados de lado. Objetivo das ações é combater o analfabetismo em diversas faixas etárias
Eduardo Paiva / TV Globo
O governo do Acre lançou nesta quarta-feira (3) o Comitê Estratégico e Política de Alfabetização, no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEE). Foram lançados o Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a oficialização da Alfabetiza Acre, a política de alfabetização territorial do estado.
LEIA MAIS:
Quase metade da população do AC com 25 anos ou mais não concluiu o ensino médio, aponta IBGE
Eleições 2022: mais de 28% dos eleitores do Acre são analfabetos ou não terminaram o ensino fundamental
‘Plano B’: especialistas debatem educação, turismo e conectividade em evento aberto ao público no AC
Mais de 4,8 mil alunos voltaram para escolas do Acre nos últimos seis anos após busca ativa
Segundo o governo, o objetivo é elevar a qualidade da educação no estado, assegurando que cada criança saiba ler e escrever ao final do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, o programa visa à recuperação das aprendizagens, especialmente para os alunos do 3º ao 5º ano, que enfrentaram desafios excepcionais devido à pandemia.
O executivo estadual também anunciou a expansão do programa Alfabetiza Acre, para abranger a alfabetização e o letramento de jovens, adultos e idosos, visando a erradicação do analfabetismo no estado, que ainda é de cerca de 8,5%.
“Vamos abraçar a alfabetização de crianças, mas também de jovens e adultos. É focar no futuro das crianças, mas também olhar para o passado, tendo um compromisso com quem não teve a oportunidade de aprender a ler. Os 22 municípios assinaram esse pacto de alfabetizar nossas crianças até o final do segundo ano, mas vamos olhar também para romper com o déficit que a pandemia de covid-19 nos trouxe. Isso é o compromisso do governo do Acre com um futuro de qualidade na nossa educação”, avaliou o secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho.
Cerimônia de lançamento reuniu autoridades de diversos setores no auditório da SEE-AC
Diego Gurgel/Secom-AC
Maior taxa do Norte
Acre tem a maior taxa de analfabetismo do Norte, aponta estudo do IBGE
Reprodução/IBGE
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Educação 2022, divulgada em junho, o Acre registrou a maior taxa de analfabetismo da região Norte: 8,5%.
Essa taxa representa um recuo de 2.4 ponto percentual em relação à registrada em 2019, data da pesquisa anterior. Na época, 10,9% da população acreana com mais de 15 anos era analfabeta.
Conforme os dados, cerca de 57 mil pessoas no Acre, com idade entre 15 anos ou mais, são analfabetas. Na pesquisa anterior, esse número era de 68 mil acreanos.
À época da divulgação da pesquisa, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) afirmou ao g1 que sabe da importância que é proporcionar oportunidade de alfabetização àqueles que não sabem ler e escrever.
“Durante a pandemia, o Acre passou por diversos desafios. Porém, com a retomada do ensino presencial e os investimentos que o governo vem realizando na Educação, no segundo semestre deste ano, será retomado o programa de alfabetização de jovens e adultos e certamente a meta estabelecida para até 2025 será cumprida”, afirmou em nota.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.