Para garantir estoque no fim de ano, Hemoacre faz campanha itinerante em Rio Branco: ‘estar mais próximo da população’


Ação em parceria com a Estácio Unimeta, e foi encerrada nesta quarta-feira (25). De acordo com o Hemoacre, fim de ano costuma registrar aumento na demanda por bolsas de sangue, o que reforça a importância de campanhas. Ação itinerante se encerra nesta quarta-feira (25), mas doações podem ser feitas na sede do Hemoacre durante toda a semana
Júnior Aguiar/Sesacre
O período de férias e festas de fim de ano se aproxima, e com ele, o aumento na demanda por bolsas de sangue. Por essa avaliação, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre) realizou uma campanha itinerante esta semana, com o objetivo de se aproximar de possíveis doadores.
Entre segunda-feira (23) e esta quarta-feira (25), o ponto de encontro com a solidariedade foi a universidade particular Estácio Unimeta, em Rio Branco. A ação aconteceu no período noturno, de 17h30 às 21h30, para aproveitar a movimentação de estudantes. No primeiro dia da ação, foram 30 bolsas coletadas.
“Buscamos no mínimo a cada três meses retornar com ações como essa, buscando estar mais próximo da população, em um horário diferenciado também, já que essa campanha específica acontece no período da noite”, afirmou Ana Carolina Ramos, coordenadora de captação do Hemoacre.
Ana Carolina explica que os estoques do centro são dinâmicos, e por isso é importante manter a regularidade nas campanhas.
A campanha se encerra nesta quarta, mas as doações podem ser feitas de segunda a sábado, na sede do Hemoacre, de 7h às 18h, na Avenida Getúlio Vargas, 2787.
“Alguns tipos sanguíneos estão com estoque crítico como o A-, A+ e O+. Mas todos os tipos são sempre bem vindos. Nosso estoque é muito dinâmico, hoje está crítico, amanhã pode está adequado. Por isso a importância da doação regular, para manter sempre o estoque”, destaca a coordenadora.
Quem pode doar
O doador precisa estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial com foto. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres em período de pós-parto não podem doar.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.