Enem 2023 no AC: Mais de 60% dos inscritos já concluíram o ensino médio; veja perfil dos candidatos


Ao todo, Acre tem 24.278 inscritos no Enem 2023 e Rio Branco é a cidade com maior quantitativo. Primeiro dia do exame ocorre neste domingo (5) em 17 cidades do estado. Ao todo, Acre tem mais de 24 mil inscritos no Enem 2022, sendo mais de 15 mil somente em Rio Branco
Shutterstock
Mais de 24 mil pessoas estão inscritas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, no Acre. O balanço do perfil dos candidatos aponta que a maioria é do sexo feminino, tem de 21 a 30 anos, é parda e já concluiu o ensino médio.
ENEM 2023:
✅ Participe do canal do g1 Enem no WhatsApp
Locais de prova são divulgados; veja como consultar
Prefeitura fecha acordo com governo do AC para transporte gratuito aos participantes do Enem
Tudo sobre o Enem 2023: o que levar, o que costuma cair na prova e dicas para redação nota mil
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, somente na capital acreana, Rio Branco, são 15.313 inscritos.
O índice em todo o estado é 9,4% maior que o registrado em 2022, quando mais de 22 mil pessoas se inscreveram. Confira abaixo o quantitativo por cada município de aplicação:
Confira o total de inscritos por município de aplicação no AC
Perfil dos candidatos no Acre
Seguindo uma tendência nacional, as mulheres são a maioria entre os candidatos do exame este ano, com 14.740 inscrições, o equivalente a 60,7%. Outras 9.538 pessoas do sexo masculino se inscreveram para realizar o exame, que corresponde a 39,3%. Os números foram divulgados pelo Inep.
Quanto à raça, 713 candidatos dizem ser de cor amarela, 5.184 de cor branca, 281 indígenas e 2.751 pretos. A maioria é formada por autodeclarados pardos: 14.973. Outros 376 não informaram.
Pelo menos 6.314 candidatos possuem de 21 a 30 anos. Os demais candidatos têm 17 anos (4.890); 18 anos (3.725); 19 anos (2.295) e 20 anos (1.739). Ainda segundo os dados, 1.777 candidatos para a versão impressa tem idade igual a 16 anos, 676 tem menos que 16 anos e realizam o Enem como treineiros, e 22 têm mais de 60 anos.
Do total, 6.966 estão cursando a última série do ensino médio. Outros 14.724 concluíram o ensino médio e 102 não concluíram o ensino médio e nem estão cursando. Além destes, 2.486 estão na condição de treineiros, ou seja, são estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos.
Dos participantes, 17.076 (70,3%) são isentos da taxa de inscrição e 7.202 (29,7%) pagaram. A participação gratuita no Enem é prevista para pessoas que se enquadram em, pelo menos, um dos seguintes perfis:
Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2023), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Datas do Enem 2022
5 de novembro (domingo)
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e redação.
12 de novembro (domingo)
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (horário local):
Abertura dos portões: 10h
Fechamento dos portões: 11h
Início das provas: 11h30
Término das provas no 1º dia: 17h
Término das provas no 2º dia: 16h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Locais de prova
O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. A orientação do Inep é chegar às 10h no local de prova.
O documento também traz dados como: idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas do exame e solicitações de atendimento especializado (como adaptações para pessoas com deficiência).
O Inep recomenda que o candidato imprima o “cartão” e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.
O que levar no dia da prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche; e
Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O que não pode levar no dia da prova
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.