Para ajudar na escolha da profissão, alunos da rede pública estadual participam de exposição na Ufac


Exposição ocorreu na última terça-feira (14) no Teatro Universitário e hall do Centro de Convenções, em Rio Branco. Projeto Jornada das Profissões tem como objetivo principal sensibilizar os estudantes na busca por uma carreira profissional. Feira das Profissões apresenta cursos da Ufac aos alunos da rede pública do estado
A escolha do caminho profissional não é uma tarefa fácil, muitas vezes é feita ainda na infância. Mas, muita gente deixa pra tomar essa decisão no último ano do ensino médio. Para ajudar esses alunos, a pró-reitoria de graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, organizou um momento de vivência educacional para os estudantes do ensino médio matriculados em escolas públicas da rede estadual.
Para isso, na última terça-feira (14), ocorreu a 1ª edição do ‘Projeto Jornada das Profissões’, que tem como objetivo principal sensibilizar os estudantes na busca por uma carreira profissional. Atualmente, a Ufac oferta mais de 50 cursos.
A exposição foi feita Teatro Universitário e hall do Centro de Convenções. Cerca de 1,6 mil alunos participaram da exposição pelo período da manhã e tarde.
“A Jornada das Profissões está acontecendo em sua primeira edição e a ideia surgiu da necessidade de a gente poder demonstrar e apresentar nossos cursos de graduação para esses jovens que estão saindo do ensino médio. É um evento pensado com muito carinho para esse público-alvo, que serão nossos futuros estudantes na universidade”, explicou a pró-reitora de graduação, Ednaceli Damasceno.
No bloco de medicina, os estudantes estão tendo contato com a anatomia humana. O evento contribuiu para a integração e socialização da comunidade universitária e dos futuros acadêmicos.
“Na medicina, na área da saúde propriamente dita, demonstramos e damos uma vivência a eles o que é o laboratório de anatomia com nossas novas peças sintéticas e biológicas. Então, essa tecnologia que oferece metodologias ativas, fazemos essa demonstração e vivência a todos os alunos que estão nos visitando”, destacou a professora de anatomia e fisiologia da medicina Carolina Soares.
Acadêmicos explicaram sobre os cursos da Ufac durante exposições
Reprodução
Apresentação
Alexandre Leal está no 9° período de medicina e pra ele foi uma satisfação compartilhar seus aprendizados com outros alunos. “Faço isso porque, assim como era meu sonho, quero mostrar para os outros o que podem viver na faculdade. Temos um laboratório muito grande de anatomia, o campus é vasto demais, temos peças sintéticas e biológicas. Temos um vasto ganho de conhecimento”,
Andressa Santos está no 4º período do curso de química e conta que essa sempre foi sua primeira opção. Ela incentiva outros estudantes a fazerem uma escolha consciente. “Até a metade do curso, tem superado minhas expectativas, é um ótimo curso. A gente vê química no ensino médio como um curso bem difícil, mas a gente tem um visão diferente na universidade. É uma área muito importante para outras, a ciência em si é muito importante”, aconselhou.
Exposição ocorreu na última terça-feira (14) Teatro Universitário e hall do Centro de Convenções
Reprodução
Mas, além da área da saúde e das ciências exatas, os cursos da área de humanas também marcaram presença na exposição. A acadêmica do curso de jornalismo Ludymila Maia defendeu a área que se dedica. “É nota três no Enade, a segunda melhor universidade de jornalismo do Norte. É muito importante a gente mostrar para eles sobre nosso curso, as disciplinas”, resumiu.

A jornada cumpriu seu papel e ajudou muita gente. Ramom Kerlon chegou com dúvidas de qual graduação irá escolher, mas finalizou a vivencia decidido que caminho profissional seguir. “Tirou minhas dúvidas bastante, aumentou minhas expectativas. Já faço curso de inglês e com o que aprendi aqui, minha vontade aumentou, me deixou mais motivado”, disse.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.