Blogueira acusa hospital veterinário no AC de negligência após cadela morrer durante cirurgia de castração


A publicitária Maykeline Maia fez uma série de publicações em uma rede social afirmando que a cadela Sasha não apresentava problemas de saúde. Clínica responsável pelo procedimento lamentou o ocorrido e afirma que todos os exames pré-operatórios foram feitos. Sasha, de 2 anos, morreu durante procedimento de castração
Arquivo pessoal
A cadela Sasha, de 1 ano e 10 meses, morreu durante uma cirurgia de castração em uma clínica veterinária em Rio Branco nessa sexta-feira (13). A dona do animal, Maykeline Maia, publicou uma série de vídeos em uma rede social nos quais relata que a cadela não apresentava problemas de saúde e alega que alguns exames necessários para a cirurgia não foram feitos no animal.
Leia mais
Morre cadela atropelada e arrastada por motorista que não prestou socorro em Rio Branco
Cadela morre envenenada e idoso flagrado por câmeras jogando algo no quintal é investigado no interior do AC
Cadela cai de prédio com mais de 14 metros no Acre e é resgatada com vida após ficar presa em vão; veja vídeo
“Eu não quero ver boletim nenhum. Ela estava saudável, amável, princesa como sempre. E eu levei ela pra morrer naquele lugar”, reclama.
Ao g1, Maykeline informou que deve voltar ao hospital veterinário neste sábado (13) para buscar mais informações sobre o procedimento pelo qual Sasha passou. Ela diz que aguarda o laudo das causas que levaram à morte do animal antes de buscar medidas judiciais.
“Antes de qualquer cirurgia é realizado um eletrocardiograma e o exame não foi realizado. O hospital sempre fala que as anestesias são inalatórias, que é a que o animal corre menos risco de vida, e parece que não foi usada. A gente está indo atrás do laudo da necropsia.”, afirma.
O hospital veterinário Lyon, responsável pelo procedimento, publicou uma nota lamentando o ocorrido e ressaltando que a cirurgia de castração, embora seja comum, possui riscos que podem variar de acordo com cada animal. (Veja a nota na íntegra após o texto)
“Todos os exames pré-operatórios foram realizados para avaliar a condição de saúde da paciente e minimizar os riscos, porém, é importante lembrar que cada animal é único e pode apresentar diferentes reações aos procedimentos cirúrgicos, mesmo quando todos os cuidados são tomados para minimizar os riscos”, diz.
No site do hospital, uma página que informa sobre riscos envolvendo procedimento de anestesia afirma que “a probabilidade de um animal saudável morrer é mínima”, e há uma lista de exames feitos antes de cirurgias.
Dessa lista, Maykeline destaca que os exames de eletrocardiograma e ecocardiograma não foram feitos, e nem foi informado o tipo de anestesia utilizado em Sasha.
“Não fizeram eco na Sasha, não fizeram eletro. Na autorização de risco cirúrgico assinada, eles deixaram em branco o tipo de anestesia”, completa.
‘Levei minha filha para morrer’
Publicitária divulgou vídeo que havia feito ao entrar com a cadela na clínica
Reprodução
Maykeline é publicitária e também tem um perfil onde divulga dicas de moda e beleza. Ela publicou um vídeo que havia feito do momento em que entrou com Sasha na clínica. A cadela aparece no colo da dona.
Sasha era da raça Lhasa Apso e foi comprada em um petshop logo após o nascimento. Ela completaria dois anos em junho. Nos vídeos publicados, a publicitária conta que ela e o marido ficaram muito abalados com a situação e precisaram ir a um hospital particular em busca de atendimento. Ela recebeu a solidariedade de amigos e seguidores que também cuidam de animais domésticos.
“Não tem remédio nessa veia que tire essa dor, esse aperto, saber que eu filmei ela indo embora… nós te beijamos tanto hoje de manhã meu amor, você coloria minha vida, você me esperava todos os dias e mudou meu mundo em menos de 2 anos. Eu queria voltar pra 8h da manhã e não ter te levado”
Nota oficial do hospital veterinário Lyon
“É com pesar que informamos o falecimento da paciente SASHA durante uma cirurgia de castração. Compreendemos o quão difícil é lidar com essa perda tão significativa e gostaríamos de expressar nossas sinceras condolências aos tutores.
Embora a castração seja uma cirurgia comum e muitas vezes rotineira, sempre há riscos envolvidos em qualquer procedimento cirúrgico e é importante lembrar que esses riscos existem mesmo em condições ideais e com a melhor equipe médica.
Todos os exames pré-operatórios foram realizados para avaliar a condição de saúde da paciente e minimizar os riscos, porém, é importante lembrar que cada animal é único e pode apresentar diferentes reações aos procedimentos cirúrgicos, mesmo quando todos os cuidados são tomados para minimizar os riscos.
Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas ou fornecer mais informações sobre o caso. Mais uma vez, expressamos nossas condolências aos tutores e reiteramos nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos animais.”
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.