Ibama fecha oito serrarias e apreende 96,41m³ de madeira no interior do Acre


Juiz Alesson Braz entendeu que não há novos elementos no processo que dispensem Mateus Lima de Sousa, de 24 anos, de continuar preso pelos próximos 90 dias, quando a situação deve voltar a ser analisada. Ibama fecha oito serrarias e apreende 96,41m³ de madeira no interior do Acre
Ibama/Arquivo
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu aproximadamente 96,41m³ de madeira e fechou oito serrarias que operavam sem a devida licença ambiental na cidade na Vila Caquetá, que fica em Porto Acre, durante a operação Inopinus Flora. A ação foca com o objetivo de combater o desmatamento ilegal na região.
De acordo com o Ibama, as serrarias foram notificadas em 2022 para regularizar sua situação, mas persistiram em operar sem a devida licença ambiental. Além disso, havia indícios de que a madeira apreendida era oriunda da Terra Indígena Apurinã do KM 124, localizada no município de Boca do Acre (AM), que, segundo a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), a extração de madeira nessa área configura crime ambiental, sujeito a multas, apreensão de maquinário e até mesmo prisão.
A operação contou com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública, que fez a escolta dos agentes do Ibama e dos caminhões que transportaram a madeira apreendida. O material apreendido será avaliado e destinado para programas sociais.
Em comunicado, a coordenação da operação informou que a ação visa proteger o meio ambiente e os direitos dos povos indígenas. “Essa operação é importante para coibir o desmatamento ilegal na região, que afeta a biodiversidade, o clima e especialmente a vida dos indígenas”.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.