Desastre aéreo no Acre: mais duas vítimas são identificadas após análise de DNA


Trabalhos são conduzidos pelo Instituto de Análises Forenses. Após identificação dos corpos do copiloto e de mulher na tarde desta terça-feira (28), ainda falta mais uma vítima. Os corpos de Kleiton Lima Almeida e Antônia Elizângela foram identificados
Arquivo pessoal
Os corpos do copiloto Kleiton Lima Almeida e Antônia Elizângela, mortos no trágico acidente aéreo no dia 29 de outubro, foram identificados na tarde desta terça-feira (28), quase um mês depois da tragédia. Agora, apenas o corpo de Francisco Eutimar ainda segue na investigação do DNA.
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Devido ao estado em que os corpos ficaram, os restos mortais tiveram que passar por extração de DNA. Trata-se de um trabalho minucioso, que passa por diferentes etapas e que é necessário para que seja concluída a identificação dos corpos das vítimas.
O diretor-geral do Departamento da Polícia Técnico-Científica, Sandro Martins, diz que tem sido um trabalho delicado e que requer muitas repetições por parte da equipe de peritos do Instituto de Análises Forenses (IAF).
“Devido às amostras, já sabíamos que uns iam ser mais fáceis, de certa forma, de identificar e outros não. Identificamos dois com a comparação dos perfis genéticos e deu certo. Esse outro, que necessariamente seria o Francisco Eutimar, mesmo assim ele tem que ser identificado, tem que ser identificado por uma técnica, por um método científico, para identificar realmente que é aquela pessoa. Você não pode trabalhar com suposições, tem que trabalhar com a constatação através de um exame científico. Então, estamos trabalhando no caso dele para também identificar o mais rápido possível”, explica.
O laudo do IFA agora é repassado para o IML, que expede uma declaração de óbito para que alguém da família possa retirar a certidão de óbito no cartório. “Os corpos são liberados, entramos em contato com as famílias para que elas possam aí proceder com a questão dos corpos, dos restos mortais aí e levar para a cidade, ou seja, para fazer o sepultamento”, pontua.
Lembrando que os dois tiveram um sepultamento simbólico durante o velório coletivo nas cidades onde moravam: o copiloto no Pará e Elisângela em Envira (AM).
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Tácita Muniz/g1
DNA
Após o Departamento da Polícia Técnico-Científica esgotar todas as técnicas possíveis de identificação, os corpos passam agora pela análise genética. Para isso, é iniciado um trabalho de extração de DNA de materiais genéticos da vítima. Mas, antes disso, o material passa por um processo de descalcificação para que os peritos possam acessar esse DNA que fica protegido dentro dos ossos.
Esse tipo de procedimento requer tempo, repetição e diversas etapas, além de não ter espaço para erros. Por isso, é impossível definir uma previsão para que seja concluído.
O g1 teve acesso a esse trabalho feito no Instituto de Análises Forenses (IAF) para entender como é feita essa identificação. Mônica Paêlo, perita criminal do Laboratório de Genética Forense, explica que o estado em que os corpos se encontram é o maior desafio desse processo.
“O maior desafio para a genética forense é o estado em que os corpos se encontram. Os corpos foram carbonizados e o processo de carbonização foi intenso e isso se torna um desafio para a gente conseguir ter acesso ao material genético, o DNA, e poder processar essa amostra para identificação. Essa é uma das amostras com maior grau de dificuldade que a genética forense encontra hoje”, detalha.
O voo que caiu no Acre era particular, da empresa ART Taxi Aéreo, e decolou de Rio Branco com destino a Envira, no Amazonas. A aeronave modelo Caravan tinha capacidade para até 14 pessoas e caiu por volta das 7h21 no horário local (9h21 em Brasília), logo após a decolagem. O percurso ainda incluía uma parada em Eirunepé (AM). Além da queda, o avião explodiu, deixando as vítimas carbonizadas.
Após extração do DNA, é iniciado o processo para se traçar o perfil genético
Tácita Muniz/g1
“Este é um exame de cinco etapas e, quando a gente está falando de processo de identificação de corpos, a gente também está falando de um processo que envolve muita repetição de etapas por conta da característica que esses corpos entram. Então, em muitos casos, a gente tem que repetir muitas etapas do processo, o que faz com que o processo torne-se um pouco mais demorado. E aí os trabalhos são muito minuciosos em cada um dos detalhes. A gente trabalha com material extremamente pequeno, é um trabalho praticamente artesanal que a gente faz e com todo cuidado para que não haja nenhum tipo de problema no decorrer. A gente hoje tem uma equipe de quatro peritos, e no momento nós estamos com todos os esforços voltados para a identificação dos corpos do acidente da aeronave”, destaca.
Francisco Eutimar segue sem identificação
Arquivo pessoal
Quem falta identificar?
Francisco Eutimar era natural de Eirunepé, no Amazonas, tinha 32 anos.
Vale lembrar que em ato simbólico, uma urna com as cinzas do local do acidente foram levadas para Envira (AM), onde houve um velório coletivo para as vítimas daquela cidade. Essa urna foi representando Antônia Elizângela, que ainda iria passar por esse processo de identificação mais demorado.
O mesmo aconteceu no caso de Kleiton Lima Almeida. Como o corpo ainda não havia sido identificado para ir junto com o do piloto Cláudio Atílio Mortari, uma urna com cinzas do local do acidente foi levada para que as famílias pudessem se despedir. Os dois eram da mesma cidade.
Uma equipe do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII) chegou no Acre no último dia 3 para começar as investigações do acidente do avião. Peritos da Polícia Civil do Acre auxiliaram produzindo relatórios que esclarecem a dinâmica do acidente.
As vítimas identificadas são:
Kleiton Lima Almeida (copiloto), de 39 anos, nasceu e morava em Itaituba, no sudoeste do Pará. Ele tinha se tornado pai há um mês, segundo a irmã, Gardeny Lima;
Antônia Elizângela era natural de Envira, no Amazonas. Segundo nota divulgada pela prefeitura do município, ela era pecuarista.
Jamilo Motta Maciel, de 27 anos, era dentista e morava em Eirunepé;
Raimundo Nonato Rodrigues de Melo, de 32 anos, morava em Eirunepé. Ele era dentista e estava na capital acreana para fazer um curso;
Francisco Aleksander Barbosa Bezerra, de 29 anos. Também de Eirunepé, ele trabalhava como vigilante de carro forte e deixa uma filha de 7 anos;
José Marcos Epifanio, de 46 anos. Natural de Envira, ele era irmão de Antônio Cleudo, que também morreu no acidente, e empresário do ramo de combustíveis.
Clara Maria Vieira Monteiro (filha) e Ana Paula Vieira Alves, de Eirunepé. A mãe tinha 19 anos e a criança, 1 ano e 7 meses.
Cláudio Atílio Mortari (piloto) – Ele era natural de São Paulo, mas também morava em Itaituba, no Pará. De acordo com trabalhadores da empresa, Cláudio morava no Pará desde a década de 80;
Edineia de Lima – Servidora do município de Envira, segundo nota divulgada pela prefeitura do município;
Antônio Cleudo Mattos – Natural de Envira, no Amazonas, tinha 46 anos. Era irmão de José Marcos, e também era empresário do ramo de combustíveis.
VÍDEOS: Desastre aéreo no Acre

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