Suspeito que invadiu convento e brigou com padre tem prisão preventiva decretada em audiência no Acre


João Batista Brito da Silva teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. Padre Antônio Orlando pegou um pedaço de madeira e tentou deter o suspeito ao vê-lo dentro do convento das Irmãs Dominicanas de Porto Walter nessa segunda-feira (4). João Batista Brito da Silva teve a prisão em flagrante convertida em preventiva
Reprodução
A Justiça do Acre converteu a prisão em flagrante de João Batista Brito da Silva em preventiva durante audiência de custódia nesta terça-feira (5). O homem invadiu o convento das Irmãs Dominicanas de Porto Walter, interior do Acre, nessa segunda (4) e foi detido pelo padre Antônio Orlando.
O reverendo flagrou o suspeito em uma área externa do convento, onde havia muitas plantas, flores, plantações e uma espécie de corredor que leva até o portão que com acesso à rua. Ao ver o suspeito tentando se esconder, o padre pegou um pedaço de madeira e enfrentou o homem.
Os dois entraram em luta corporal. O homem ainda puxou um terçado para ferir o padre, que gritou para que umas das irmãs trouxessem uma arma no intuito de assustar o suspeito. Toda ação foi filmada pelo padre.
Homem tentou se esconder ao ver padre durante invasão em convento
Reprodução
Prisão
Horas depois, João Batista da Silva foi preso pela polícia e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Porto Walter. Segundo a polícia, o suspeito tinha o objetivo de furtar dinheiro do convento arrecadado no novenário que ocorre na cidade.
No processo, o delegado Obetâneo dos Santos destaca que o suspeito tem várias passagens pela polícia por roubo e furto. Horas antes de invadir o convento, inclusive, o suspeito teria entrado na casa de uma mulher e levado um tênis, uma bermuda e o terçado usado para ameaçar o padre.
O rapaz também é suspeito de invadir comércios no dia 28 de novembro e furtado dinheiro de dois empresários. No mesmo dia, segundo a polícia, João Batista da Silva fez um roubo usando uma faca na casa de um morador e levou R$ 320.
Ele também é investigador por roubar R$ 600, utilizando uma faca, de um morador e diversos outros furtos a pessoas idosas.
Padre enfrenta suspeito de invadir convento de Porto Walter, interior do Acre
O Ministério Público requereu que a prisão preventiva do suspeito durante a audiência de custódia.
Na decisão, o juiz de Direito Marcos Rafael Maciel de Souza levou em consideração as várias passagens do suspeito pela polícia.
“A prisão do flagranteado se sustenta, também, pela suposta reiteração delitiva, considerando que o preso é suspeito de ter cometido diversos crimes de roubos e furtos que estão sendo apurados pela polícia. Os referidos crimes contra o patrimônio são confessados pelo custodiado em sede policial. Evidente, portanto, o perigo gerado pelo estado de liberdade do custodiado. Tratando-se ainda de pessoa com vício em drogas, solto, o custodiado provavelmente continuará a delinquir”, argumentou.
Briga com padre
O vídeo do padre Antônio Orlando enfrentando o suspeito viralizou nas redes sociais. Ao ver o homem tentando se esconder, o reverendo começou a filmá-lo, pegou um pedaço de madeira e foi pra cima dele.
“Sabe o que vagabundo pega? Nada disso. Vagabundo pega porrada. Porrada, tá bom? Peraí (sic). Vou te dar de pau. Não corra, não. Corra não. Fique aqui”, diz no vídeo.
Enquanto fala, o padre pega um pedaço de madeira entre as plantas e vai para cima do suspeito, que tenta fugir, mas é alcançado e os dois iniciam uma luta corporal.
O g1 tentou contato com o padre Antônio Orlando, mas não obteve retorno.
O reverendo disse em depoimento à polícia que foi chamado por telefone por uma das irmãs dominicanas, que pediu socorro ao perceber que o suspeito estava invadindo o convento. Ao chegar no local e se deparar com o suspeito, o padre afirmou que fez a filmagem para identificá-lo.
Durante a luta corporal, o padre disse que foi derrubado no chão e o suspeito puxou um terçado para feri-lo. Nesse momento, o reverendo revelou que ‘gritou para as irmãs para que lhe trouxessem sua arma, com o objetivo de gerar medo’.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.