Horas após ser preso, pai investigado pela morte do filho de 7 meses é achado morto dentro de delegacia no AC


Jailton Martins Pereira, de 28 anos, foi achado morto dentro de uma cela da delegacia de Epitaciolândia, interior do Acre, na tarde desta sexta-feira (15). Ele foi preso pela parte da manhã suspeito de matar o próprio filho de 7 meses. Jailton Pereira, de 28 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (15) e encontrado morto dentro da delegacia de Epitaciolândia na parte da tarde
Arquivo pessoal
Horas após ser preso suspeito de matar o próprio filho de 7 meses, Jailton Martins Pereira, de 28 anos, foi achado morto dentro de uma cela da delegacia de Epitaciolândia, interior do Acre, na tarde desta sexta-feira (15). Ele foi preso durante uma operação integrada pela parte da manhã no bairro José Assem.
A suspeita é de que o rapaz tenha cometido suicídio dentro da cela. A corregedoria da Polícia Civil informou que ele estava sozinho na cela e já iniciou as investigações para apurar toda a situação.
Jailton Pereira era investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima (Decav) de Rio Branco por maus-tratos praticados contra o filho. Uma equipe do Pronto-Socorro de Rio Branco entrou em contato com a delegacia para denunciar o crime de maus-tratos contra o bebê, que apresentava lesões pelo corpo quando foi internado.
A partir de então, a Polícia Civil começou a investigar o caso, ouviu a mãe do bebê, que confirmou a denúncia e pediu proteção contra o companheiro. Após a denúncia, suspeito fugiu para o interior do Acre e cortou a tornozeleira eletrônica.
Investigado pela morte do filho de 7 meses é preso durante operação policial no Acre
Com informações de que o suspeito estaria escondido na região do Alto Acre, foi montada uma operação integrada entre as equipes policiais de Epitaciolândia e Brasiléia, cidades que fazem fronteira com a Bolívia, para prender o suspeito. Nessa sexta, os policiais cumpriram um mandado de prisão expedido pela Vara do Tribunal do Júri.
Imagens gravadas pela Polícia Civil e pelo jornalista Alexandre Lima mostram o momento da prisão e chegada do suspeito na delegacia de Epitaciolândia. (Veja vídeo acima).
Morte na delegacia
O corregedor da Polícia Civil, Thiago Fernandes, disse que foi comunicado sobre a morte do detento e uma equipe da perícia foi encaminhada para Epitaciolândia. “Apenas com o laudo pericial para a gente confirmar esse indício de suicídio. Ele estava sozinho na cela”, confirmou.
Após a prisão, Jailton Pereira foi colocado em um cela da delegacia para esperar a audiência de custódia neste sábado (16). Por conta da comoção que a morte da criança causou na população, a polícia temia por represálias e providenciava a transferência do suspeito para a capital acreana.
“A gente não coloca o preso totalmente sem roupa na cela. Objeto, independente de qualquer situação, é retirado e não entra na cela. Essas questões vão ser apuradas, a perícia foi acionada”, concluiu.
Mãe fez denúncia
As investigações apontam que o bebê deu entrada no hospital sob a alegação de que teria sofrido uma queda. Durante atendimento médico, foi percebido que, na verdade, o bebê seria vítima de maus-tratos.
Em entrevista à Rede Amazônica Acre, a delegada que investiga a morte do bebê em Rio Branco, Kelcinaira Mesquita, disse que a mãe da criança temia denunciar o companheiro, que seria membro de uma facção criminosa.
“A gente começou as investigações, de imediato fizemos a oitiva da genitora, de todos os envolvidos e encaminhado para o Judiciário. A mãe informou a situação, mas tem muito medo, informou que ele é de organização criminosa e, acredito que, não denunciou antes por conta dessas ameaças que vinha sofrendo”, contou.
O ex-casal teria ainda outra criança. “A mãe solicitou a medida protetiva para ela e a família, a menor está sendo cuidado e abrigada. Estamos tendo todo cuidado para ela não sentir tanto essa situação que aconteceu. A gente vai fazer todo um trabalho com a criança, vamos ouvi-la para saber se aconteceu alguma coisa com ela”, concluiu.
Reveja os telejornais do Acre

Bookmark the permalink.