Com cobertura de apenas 6,8%, vacinação contra a gripe para população em geral é prorrogada no Acre


Ministério da Saúde prorrogou campanha em toda a região Norte, e informou que já foram aplicadas 717 mil doses. No Acre, porém, pouco mais de 34 mil pessoas foram imunizadas, segundo o PNI. Campanha teve início no dia 13 de novembro e estava prevista para seguir até 15 de novembro
Arquivo pessoal
Com cobertura de apenas 6,8% em quase um mês de campanha, a vacinação contra a gripe para a população em geral foi prorrogada no Acre. Segundo o Ministério da Saúde, todos os estados da região Norte continuarão com a campanha até 29 de fevereiro.
Ainda segundo a pasta, 717 mil doses foram aplicadas na região desde o início da campanha. No Acre, do público alvo de 311,5 mil pessoas, apenas 34.785 foram imunizadas até essa sexta-feira (15), data que havia sido anunciada para o encerramento da mobilização, segundo dados Programa Nacional de Imunização do estado (PNI-AC) repassados ao g1.
Este ano, o Ministério da Saúde (MS) mudou o calendário vacinal na região Norte para acompanhar o clima tropical e amazônico, que se diferencia de outras regiões do Brasil que passam por outro tipo de estação, podendo assim, reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes da gripe.
Leia mais
Vacinação contra a gripe é aberta para população em geral no Acre; Saúde promove Dia “D” no sábado (25)
Por isso, a campanha iniciou no dia 13 de novembro, e seguiria até 15 de dezembro. O Inverno Amazônico é conhecido como o período de maior circulação viral e de transmissão da gripe na região Norte.
Segundo a coordenadora do PNI-AC, Renata Quiles, em entrevista à Rede Amazônica, a mudança do início da campanha era um pedido antigo da Saúde do Acre. Anteriormente, a campanha de imunização contra a influenza começa no mês de abril no Acre, acompanhado de outros estados.
“É mais uma tentativa de fazer a vacinação do jeito que deve se feita, como prevenção. Não adianta vacinar a população acreana em abril, se o período de perigo já passou. Então, precisamos vacinar nossa população, principalmente os grupos prioritários, antes do período chuvoso para que, antes da circulação do vírus, a gente está protegido. É uma estratégia que, graça a Deus, em 2023 o Ministério da Saúde nos ouviu e nos atendeu”, explicou.
Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. A gripe é uma infecção viral e também costuma atacar os pulmões, o nariz e a garganta.
Entre os grupos prioritários para vacinação estão:
Idosos com 60 anos e mais
trabalhadores da saúde
crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade
gestantes e puérperas
povos indígenas
professores
pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente
caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários
profissionais das forças de segurança e salvamento
profissionais das Forças Armadas
funcionários do sistema de privação de liberdade
população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.