Retrospectiva 2023: Relembre as histórias inspiradoras contadas pelo g1 este ano


Neste ano, mulheres acreanas tomaram para si o protagonismo em diversas áreas. Da solidariedade humana a grandes conquistas, relembre algumas das reportagens que aqueceram os corações em 2023. g1 lista histórias de acreanos que inspiram em 2023
g1
Inspirar. Uma palavra pequena, mas que carrega consigo um significado capaz de reverberar, tal qual uma onda sonora, e influenciar gerações.
Em 2023, a cantora colombiana Shakira disse que ‘as mulheres não choram, elas faturam’. Isto pode ser comprovado nos destaques abaixo. Neste ano, acreanas tomaram para si o protagonismo que, décadas atrás, não seria possível: nas artes, no militarismo, na educação, na literatura, no esporte… enfim, a lista é grande.
Bem, para evitar dar spoilers e para torcer por mais reportagens positivas em 2024, confira e revisite algumas das histórias inspiradoras contadas contadas pelo g1 em 2023.
Bicicloteca itinerante do Caquetá
Apaixonada pela leitura, educadora implanta ‘bicicloteca’ itinerante em comunidade rural no Acre
Aquivo pessoal
O que seria do mundo sem a literatura? Pois é. É com esse pensamento que a Bicicloteca Itinerante do Caquetá leva até crianças e jovens livros. É um delivery de leitura, que foi idealizado por Ceiça e o amigo Renaxon Oliveira, que, ao ver o trabalho que ela já desenvolvia na comunidade, indicou que ela submetesse a ideia na Lei Aldir Blanc. A história repercutiu e o g1 contou a história deste ato que semeia educação no interior do estado.
Mulher anda 140 km para cumprir promessa
De carro, família acompanhou Raimunda durante todo o trajeto.
Arquivo pessoal
A promessa feita pela aposentada Raimunda Alves Rodrigues, não era nada simples: ela iria, a pé, de sua casa na zona rural de Capixaba, interior do Acre, até Xapuri, onde acontece uma tradicional festa em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade. “Se eu parasse de sentir tantas dores, conseguisse andar de novo, conseguir colocar o pé no chão, que eu não conseguia mais, eu faria a caminhada”, conta. Ela conseguiu, e o g1 também fez esse registro.
Bombeira em missão humanitária
Na imagem, a tenente Dayanne Andrade traduz uma mensagem de agradecimento da ministra do trabalho chilena, Jeanette Jara, à tropa brasileira
Cedida
As mulheres dominaram o ano, e o pioneirismo e representatividade podem definir, com maestria, a carreira da bombeira militar acreana Dayanne Andrade, que ingressou na corporação em 2007, na primeira turma feminina do Corpo de Bombeiros do Acre. Logo depois, ela se formou na primeira turma de oficiais femininas. Este ano, tenente foi a única mulher a integrar a missão humanitária enviada pelo Brasil para o combate a grandes incêndios florestais que atingem o Chile há vários dias.
Populares resgatam documentos durante enxurrada
Populares se mobilizam para tentar resgatar o que podem na escola atingida por enchente no AC
Aldo França/Rede Amazônica
Moradores e funcionários da Escola Raimundo Hermínio de Melo, no bairro Raimundo Melo, se mobilizaram para tentar salvar equipamentos e materiais da instituição que ficou alagada pelas águas do igarapé São Francisco, em Rio Branco, em março deste ano. A diretora da escola, Alissandra Maria de Araújo, se emocionou ao falar da situação e disse que estão tentando salvar o que podem. A história repercutiu nacionalmente.
Pai é resgatado com gêmeos durante enxurrada
Pai com bebês de 2 meses foi ajudado por moradores para não ser levado por correnteza das águas
Reprodução
Também em março, os gêmeos Ângelo e Lorenzo enfrentaram, em apenas 2 meses de vida, um grande perigo. A casa onde a família mora, no bairro Recanto dos Buritis, em Rio Branco, foi alagada pela enchente do Igarapé Judia. Para sair de casa com os filhos, o autônomo Luciano Cunha da Silva precisou de ajuda dos moradores para não ser levado pela correnteza.
Um vídeo que viralizou nas internet mostra o autônomo segurando os bebês com um abraço e o outro braço se agarra aos vizinhos que formaram uma corrente humana para ajudá-lo. Pelo menos seis pessoas seguram o pai em meio as águas.
Pai ganha casa com ajuda de doações
Francisco de Oliveira moravam em Plácido de Castro e a casa onde vivia não tinha banheiro
Thais Cristiny/Arquivo pessoal
A história de Francisco de Oliveira, que tem 4 filhas, viralizou em janeiro deste ano. Ele emocionou a internet ao aparecer em uma página nas redes sociais contando que morava em Plácido de Castro, interior do Acre, em uma casa humilde que nem banheiro tinha. As meninas têm epilepsia e recentemente descobriram que duas delas apresentam sintomas de microcefalia.
A situação comoveu Derineudo de Souza, ativista social e representante do movimento Razões Para Acreditar no Acre, que iniciou uma campanha de doações e arrecadou mais de R$ 500 mil. Com o dinheiro, a família se mudou para a capital Rio Branco e passou a morar em uma casa alugada enquanto a outra era mobiliada e arrumada para receber os novos donos. A história, claro, emocionou a internet e repercutiu no g1.
Freira jogadora
Freira faz golaço e vídeo viraliza
Reprodução
O que falar de Irmã Isabela? A freira de Rodrigues Alves, no interior do Acre, apareceu em um vídeo que circulou nas redes sociais, jogando futsal de hábito, vestimenta característica das freiras. No lugar das chuteiras, ela usa chinelos. O golaço viralizou.
“No início, teve um pouco de desavenças, porque a nossa congregação é um pouco fechada, mas mesmo assim elas não impediram de nenhuma forma. E a partir do momento que fui chamando elas pra praticar, foram conhecendo e foi tranquilo. De nenhuma forma elas impediram. Exercício físico faz bem à saúde, inclusive, na nossa congregação, uma das regras é fazer exercícios físicos pelo menos uma vez na semana. Com isso, todas as quartas a gente pratica um pouco”, explicou ao g1.
Professora com projeto de empoderamento com socioeducandas
Professora da Ufac é idealizadora de projeto que visa empoderar meninas privadas de liberdade no Acre
Arquivo pessoal
“Salvar a vida de adolescentes”. Com esta pequena frase, pode-se até pensar que se está falando sobre algum super-herói ou super-heroína de quadrinhos, mas trata-se da missão que, a partir de uma tese de doutorado, Salete Peixoto, de 57 anos, carrega consigo a cada vez que se desloca de sua casa até o Centro Socioeducativo Mocinha Magalhães, na Estrada da Floresta, zona urbana de Rio Branco.
Ela, que tem mais de 30 anos de profissão, viu que poderia usar o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico para ensinar meninas reclusas de liberdade a se autoconhecerem como agentes transformadoras da realidade em que vivem, independentemente da infração que tenha cometido no passado.
Primeira mulher a pilotar helicóptero da Segurança
Priscila Paiva é a primeira mulher a pilotar helicóptero no Ciopaer
Arquivo pessoal
Que o ano foi das mulheres, isto não é segredo para ninguém. No Dia Internacional da Mulher, o g1 contou a história da Priscila Paiva, primeira piloto da Segurança Pública do Acre. Ela, que tem 30 anos, fala dos desafios da profissão, de como surgiu o sonho de pilotar aeronaves e integrar a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Vale relembrar essa história inspiradora.
Trigêmeas Paola, Paulina e Paloma
Mãe põe nome de personagens de novelas mexicanas a trigêmeas que nasceram no Acre
Arquivo pessoal
Nesse caso, não foi somente uma, mas três. O nome delas? Paola, Paulina e Paloma. Inspirada na novela “A Usurpadora”, a cruzeirense Antônia Andreia Silva da Conceição, de 25 anos, viralizou após se inspirar na novela e batizá-las com o nome das personagens após ‘estrearem’ no mundo no dia 27 de abril. A repercussão foi internacional: a reportagem do g1 chegou até à atriz Gabriela Spanic, que interpreta as gêmeas. Ela compartilhou um story nas redes sociais.
Dr. ‘Cegonho’
Dr. Cegonho faz sucesso nas redes sociais mostrando dia a dia no hospital do Acre
Arquivo pessoal
E por falar em criança, por que não destacar o grande Dr. Cegonho? Pois é. O médico ginecologista Paulo Favini tem feito sucesso nas redes sociais por mostrar um lado humanizado do parto, momento este tão importante para a mulher. Bem humorado, grava vídeos com as pacientes, mas também usa o canal para disseminar informações sobre saúde da mulher, assim como planejamento familiar.
Aumento de casamentos homoafetivos
Catherine relembra que regulamentação da união é garantia de direitos básicos
Arquivo pessoal
Os registros de casamentos homoafetivos no Acre cresceram 20 vezes desde 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou a união entre pessoas do mesmo sexo. Os números são de um levantamento feito pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que mostram o avanço dessas uniões em cada estado do país. O g1 relembrou algumas histórias de casais que entraram nestas estatísticas animadoras.
Pai faz serenata para filha na escola
Pai homenageia filha na escola e emociona web
O aniversário de 15 anos de uma menina costuma ser um momento marcante, e muitas famílias preparam uma festa especial para celebrar o crescimento da filha. Mas além da festa com a tradicional valsa entre pai e filha, o professor Marcos José Souza, de Rio Branco, quis eternizar a data para a filha, Ana Rilary, com uma homenagem que derreteu corações de acreanos nas redes sociais.
No dia 11 de junho, aniversário da menina, ele foi até a escola onde ela estuda para levar flores e cantar uma música, acompanhado por um violinista. Segundo ele, o sonho da filha era receber flores na escola, e ele aproveitou a data para cumprir o desejo dela.
Chico Mendes é recriado em inteligência artificial
Artista acreano recria imagem de Chico Mendes com inteligência artificial, preservando sua memória e mensagem
Divulgação/Dionísio Neto
Em um projeto que une arte, tecnologia e preservação da memória, o artista acreano Dionísio Neto recriou a imagem do líder seringueiro Chico Mendes por meio da inteligência artificial (IA). Usando ferramenta avançada e inovadora, Neto conseguiu trazer à tona o cotidiano do ambientalista, buscando transmitir a importância da preservação ambiental e das comunidades tradicionais. Leia a reportagem aqui.
Pia Vila
Ícone do rock acreano, Pia Vila prepara novo CD aos 66 anos: ‘meu melhor momento’
Arquivo pessoal
Por falar em arte, por que não destacar Pia Vila? No Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho, o g1 contou a história desse artista de alma livre que em suas composições contou histórias e relatou também momentos históricos do estado.
Apesar da autenticidade, Pia Vila já foi comparado a Raul Seixas e até Zé Ramalho. Em cinco décadas atuando ativamente no cenário musical acreano, passeou por estilos como rock, blues e folk music. Performático, a presença do cantor preenche o palco. Além disso, é reverenciado por artistas acreanos que reconhecem a importância desse ícone do rock acreano.
Acreana vence Campeonato Nacional de Poesia Falada
Medusa AK é slammer, tem 19 anos e trouxe título inédito para o cenário artístico do Acre
Arquivo pessoal
O ano foi promissor para artistas. Cristina Santos, conhecida como “Medusa AK”, venceu o Campeonato Nacional de Poesia Falada Slam das Minas BR em outubro deste ano, durante a Festa Literária das Periferias (Flup), no Rio de Janeiro. Esta foi a primeira vez que uma acreana ganha o título nacional e traz o troféu para o estado.
“Eu falo da minha infância, que ainda é algo muito forte para mim, e estou nesse processo de cura através da poesia, pois nada melhor do que se curar falando da sua dor. Ninguém esperava que o Acre fosse chegar tão longe e a gente chegou. Esse título é só o primeiro”, enfatizou.
João Donato vence Grammy Latino
João Donato desbanca nomes como Tiago Iorc e Vanessa da Mata e vence Grammy Latino
Reprodução
E por falar em artistas, por que não falar de João Donato?! Ele, que nos deixou este ano, ganhou um prêmio póstumo. Ou melhor, o Grammy Latino, considerado o “Oscar” da música. Donato já chegou a vencer a estatueta em 2010, na 11ª edição do prêmio. Na ocasião, ele foi o único brasileiro a ganhar em uma das sete categorias principais, sendo esta a de “melhor álbum de jazz latino” por “Sambolero”, gravado em quatro dias. Ele é o único acreano a ser detentor do prêmio. João Donato vive!
Ressocialização pela literatura
Nesseilde Andrade é ex-reeducando do Complexo Penitenciário de Rio Branco e lançou livro sobre como educação e fé mudaram sua vida
Arquivo pessoal
O g1 também contou a história de Nesseilde Andrade, que viu sua vida mudar através da literatura. Ele é um dos ex-reeducandos do Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, onde cumpriu a pena determinada pela Justiça e saiu da criminalidade após ter contato com a educação, com livros e com o processo de ressocialização ainda dentro do presídio.
Desde 2019, ano em que colou grau, Nesseilde é licenciado em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Três anos depois, mais precisamente em agosto deste ano, lançou um livro intitulado “Desvendado por Deus”. “Se não fosse a leitura, eu seria um homem cego”, disse.
Livro acreano nos mais vendidos da Amazon
Mirlla Muniz tem 22 anos e já alguns livros publicados
Arquivo pessoal
A literatura também mudou a vida da escritora acreana Mirlla Muniz, indígena da etnia NuKini, que figurou este ano entre as autoras mais vendidas na Amazon com o livro “Todas as vezes que te vi sorrir”, ela aparece como ‘Top 1’ em vendas na loja Kindle da plataforma. A autora começou a escrever em 2021 e aos 23 anos já possui cinco livros publicados, sendo o primeiro chamado “Rebeldia”, que atualmente passa por uma reescrita.
Habilitada aos 66 anos
Aos 66 anos, idosa comemora primeira habilitação e fala da conquista: ‘Independência’
Arquivo pessoal
A cidade de Tarauacá, no interior do Acre, é conhecida pelos seus moradores gostarem de andar muito de bicicleta. Não é difícil ver pela cidade estacionamento repletos de bicicletas. Francisca Bernardo é uma das ciclistas, mas, na semana passada decidiu dar um passo importante: tirar a carteira nacional de habitação pela primeira vez aos 66 anos. Nunca é tarde para sonhar!
Ramon Dino
Ramon Dino é vice-campeão do Mr. Olympia 2023
Reprodução/Instagram
É ele, só dá ele! O “Dinossauro do Acre”, como ficou conhecido Ramon Rocha Queiroz, foi descoberto enquanto fazia Calistenia no Horto Florestal em Rio Branco ainda em 2016. Aos 28 anos, ele conquistou novamente, este ano, o vice-campeonato da categoria Classic Physique no Mr. Olympia 2023 – a maior competição de fisiculturismo do mundo. O g1 contou a história desse monstro. Birl!
Encantadora de pinscher
‘Encantadora de pinscher’ tem milhares de seguidores com vídeos fazendo cachorros dormirem
Quando se fala em cachorro da raça pinscher, logo vem na cabeça aqueles animaizinhos ditos ‘raivosos’ que se estressam com o mínimo que seja. Os memes da internet os descrevem como “50% ódio e 50% tremedeira”. Mas com a pequena Helena Sophia, de apenas cinco anos, a história é outra. A acreana é conhecida na internet por ser “encantadora de pinscher” e por fazer estes pequenos cachorros se acalmarem. O perfil da acreaninha disparou: são mais de 250 mil seguidores. Mas, e o segredo? Muito amor e carinho, a mãe destacou.
Acreana filha de zelador aprovada em Medicina
Thainá ao lado dos avós, que tem como pais
Arquivo pessoal
Para quem começou a trabalhar aos 8 anos de idade na roça e estudou apenas quatro anos na escola, como é o caso do Raimundo Carrilho, de 77 anos, ter uma filha na Universidade Federal do Acre (Ufac) é motivo de orgulho e emoção. Mesmo não tendo acesso aos estudos, ele sempre teve consciência de que a educação mudaria a vida da filha. E agora, em outubro, vibrou com o primeiro dia de aula de Thainá Barros, de 18 anos, no curso de medicina. Animado, diz que a filha vai ser doutora.
Thainá tinha uma rotina puxada de estudos. Ela saía de casa às 5h40, pegava o primeiro ônibus para ir para o Ifac e à tarde trabalhava em um projeto de extensão. Mesmo com os desafios, ela sempre dava um jeito de estudar nas folgas que tinha durante o dia e aproveitava a estrutura da escola para se preparar. A aprovação veio. Sucesso!
Surpresa para professora curada do câncer
Ana Lúcia Ribeiro voltou a frequentar as aulas de tecido acrobático na Usina de Artes de Rio Branco
Arquivo pessoal
A professora de inglês Ana Lúcia Ribeiro, de 59 anos, foi surpreendida com uma linda homenagem do grupo Acrobartes após quase um ano afastada das aulas. Ana Lúcia estava em tratamento pela terceira vez contra o câncer de mama e precisou se afastar das atividades em agosto do ano passado.
LEIA TAMBÉM: ‘Não dá para romantizar’, diz uma das mais de 60 pessoas diagnosticadas com câncer de mama no AC este ano
Ela foi recebida com balões, cartazes, bolo e muita festa para celebrar o fim das sessões de quimioterapia e mais uma batalha vencida contra a doença.
Noiva na blitz
A caminho do casamento, noiva desce do carro para tirar mãe de blitz no AC
Reprodução
Ah, o amor! Mas, espera… moço, libera ela aí por favor, ela está com as minhas alianças! Um casamento é um dos momentos mais importantes na vida de qualquer pessoa e ninguém quer se atrasar para o grande dia. No entanto, para a empresária e jornalista Gabriela Queiroz, a jornada rumo ao altar se transformou em uma aventura um tanto inusitada.
A família e vários convidados de Gabriela fizeram uma viagem de mais de 26 quilômetros da capital até a cidade de Senador Guiomard, interior do estado, onde aconteceu o casamento. No caminho, eles passaram por três blitz de trânsito e a mãe dela, que estava em um carro na frente do dela, foi parada em duas dessas blitz. Spoiler: no final deu certo! Confira a reportagem.
Unidos há seis décadas
Elizabeth e Osmir Lima se conhecem desde a infância, iniciaram namoro no dia 12 de junho e casaram quase um ano depois, em 1963
Arquivo pessoal
Que em 2024, fiquemos com o conselho de seu Osmir, casado com a dona Elizabeth desde 1963. Este ano, eles celebraram 60 anos de casados. Ao g1, ele deixa um recado: paciência. Ele diz que se preocupa ao ver separações e divórcios cada vez mais frequentes. Osmir alerta que os problemas surgirão, mas é possível sempre resolver, principalmente no caso de casais que têm filhos.
“Inúmeros problemas surgirão, mas eles deixam de se entender, porque acham melhor separar que viver brigando. Mas quem tem filhos, quem sofre são eles. Os pais reconstroem a vida, mas a criança fica traumatizada, porque ama os dois. Já vimos isso na nossa família. É preciso que essa nova geração tenha mais paciência, tolerância de um para o outro”.
Mais amor para 2024. Feliz ano novo!
VÍDEOS: g1

Bookmark the permalink.